quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BICARBONATO DE SÓDIO


Bolsista:Gisléia chaves
Oi pessoal!Em nossa coluna de Química no Dia a Dia, falaremos hoje sobre esse produto que está presente em várias situações do nosso cotidiano.
 
O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo, por isto é importante sempre ter em casa.  O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um antiácido estomacal, pois neutraliza o excesso de ácido clorídrico (HCl) no suco gástrico.
NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2.
           É o principal componente do sal de frutas, que contém ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas se deve a liberação do gás carbônico (CO2).
Na higienização bucal, na forma de bochecho o bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário, também para o combate de aftas.
O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO2), que faz a massa crescer.
2NaHCO3 → Na2CO3 + H2O + CO2.
          O bicarbonato de sódio também é usado na fabricação de extintores de espuma, que possuem em compartimentos separado, bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4 e essa reação produz CO2, que apaga o fogo. Esses extintores não são utilizados para apagar o fogo em instalações elétricas, porque a espuma é eletrolítica (conduz corrente elétrica).
O Bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de água para piscinas como controlador de pH (agente tamponante).
          Veja agora, algumas de suas propriedades:
 
Apesar de apresentar hidrogênio na sua estrutura (NaHCO3), ele não é classificado como um sal ácido e sim como um HIDROGENO-SAL, devida a presença do hidrogênio. Este sal quando adicionado na água, mostra por sua hidrólise salina (reação de um sal com á água) que o mesmo apresenta características básicas (pH >7), por ser um sal proveniente de uma base forte (NaOH) e de um ácido fraco (H2CO3).

Fontes: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=20&id=489

Um comentário:

  1. Parabéns pela explanação.
    Precisamos de pessoas com essa boa vontade.

    ResponderExcluir