sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Carbono(C)

Bolsista: Leonice Paraguai
Oi pessoal! Mais uma vez, estou de volta para falar de mais um “Elemento Químico”. Hoje vou falar um pouco do Carbono (C) um elemento de grande importância para os seres vivos. Conhecido pelo homem pré-histórico sob as formas de carvão vegetal e negro-de-fumo (material empregado em pinturas de cavernas), o Carbono(C) se apresenta também em dois estados elementares cristalinos: como diamante, sua forma mais preciosa, e como grafita empregada desde a antiguidade na fabricação de lápis.
A maior importância do carbono, no entanto, vem do fato de toda matéria viva ser formada de combinações desse elemento. Carbono é um elemento não-metálico, pertencente ao grupo IVa do sistema periódico, cujo símbolo químico é C e o número atômico, 6. Caracteriza-se por apresentar diferentes estados alotrópicos e participar de todas as substâncias orgânicas.
Os óxidos de carbono mais importantes são o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono, ou gás carbônico (CO2). O primeiro, que resulta da combustão de carbono ou compostos orgânicos carbonados, é um gás tóxico. O dióxido de carbono participa da composição da atmosfera e encontram-se também nos mananciais de águas gasosas.
O carbono é também de grande importância, pois a maioria dos seres vivos possui em seus corpos, compostos de carbono diversos. Um ser humano, por exemplo, possuem diversos compostos de carbono em seu organismo, tais, como as proteínas, os carboidratos, as moléculas de hemoglobina, etc. 
      O carbono é também de grande importância econômica, uma vez que, os principais combustíveis utilizados para produzir energia, possuem átomos de carbono em suas estruturas. Um exemplo é o petróleo, que é uma mistura de diversos hidrocarbonetos, que são compostos de carbono. Outro exemplo é o carvão vegetal ou mineral, que também possuem carbono. Entre outros tantos compostos de carbono com importância energética.



A maior parte dos compostos de carbono conhecidos são substâncias orgânicas, isto é, compostos de carbono e hidrogênio, este chamado elemento organizador. Na verdade, a criação dessa disciplina, separada da química inorgânica, é anterior a 1828, ano em que o alemão Friedrich Wöhler sintetizou a uréia em laboratório, derrubando a convicção de que as substâncias orgânicas só podem ser produzidas por organismos vivos.
Os compostos orgânicos e inorgânicos distinguem-se por suas propriedades, como a solubilidade e a estabilidade e, sobretudo, pelo caráter das reações químicas de que participam. Os processos reativos dos compostos inorgânicos são iônicos, praticamente instantâneos e simples. Nos compostos orgânicos esses processos são não-iônicos, lentos e complexos. Entende-se por reação iônica aquela em que intervêm átomos ou agregados atômicos com carga elétrica, seja positiva ou negativa.
As substâncias orgânicas contêm poucos elementos, em geral de dois a cinco. Além de carbono e hidrogênio, integram os compostos orgânicos o oxigênio, o nitrogênio, os halogênios, o enxofre e o fósforo. Outros elementos menos abundantes também fazem parte dos compostos orgânicos naturais ou preparados em laboratório.

 Compostos orgânicos, o carbono forma também compostos inorgânicos, entre os quais se destacam, por suas aplicações, o sulfeto de carbono (CS2), empregado como matéria-prima na indústria têxtil para obtenção de fibras sintéticas; o carbeto de cálcio (CaC2), primeiro elo de numerosos processos de síntese na indústria química; e o carboneto de silício (CSi), quase tão duro como o diamante, que faz parte dos componentes das pedras de afiar e esmeris utilizados para trabalhar metais.
Os óxidos de carbono mais importantes são o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono, ou gás carbônico (CO2). O primeiro, que resulta da combustão de carbono ou compostos orgânicos carbonados, é um gás tóxico. O dióxido de carbono participa da composição da atmosfera e encontram-se também nos mananciais de águas gasosas.
Os ciclos do carbono e do oxigênio na natureza são processos fundamentais na transformação constante das substâncias orgânicas que constituem a biosfera, ou seja, o ambiente em que se desenvolvem os fenômenos biológicos.
As principais jazidas de diamantes encontram-se na África do Sul, Brasil, Venezuela e Índia. A grafita é mais dispersa: os maiores depósitos acham-se na Coréia, Alemanha, México, Áustria, República Tcheca, Sri Lanka e Madagascar. Quanto às bacias carboníferas, estão distribuídas desigualmente no mundo inteiro.

Por hoje é só pessoal! Até a próxima semana com mais um “Elemento Químico”, uma ótima semana para todos, os blogueiros de plantão.


Referência
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/carbono.html
http://www.tabela.oxigenio.com/nao_metais/elemento_quimico_carbono.htm

            
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário