terça-feira, 27 de setembro de 2011

CREME DE BARBEAR

Bolsista: Eliana

                                                   
             Oi amigos do blog. Hoje vamos saber um pouquinho sobre a química do creme de barbear. A limpeza da pele e cabelos é o objetivo principal da grande maioria dos cosméticos. Para isso são usados tensoativos, substâncias que reduzem a tensão superficial da água permitindo a formação de emulsões estáveis e a preparação de misturas uniformes de substâncias químicas imiscíveis.
             A maioria dos cremes de barbear consiste em uma solução de sabão liberada de uma lata pressurizada na forma de uma espuma. O sabão, usado em uma concentração de 7 a 12 %, é geralmente uma mistura de trietanolamina, ácido esteárico e/ou ácidos graxos de coco.
            Na formulação do creme, o principal surfactante é o ácido palmítico, neutralizado pela trietanolamina. Outros agentes surfactantes importantes são o Laureth 23 e o PEG-150 diestearato, que aumentam a estabilidade da espuma sem serem irritantes,
surfactantes não-iônico.
                                                 


 Trietanolamina

É uma molécula com três grupos hidroxilas de fórmula química C6H15NO3. Usado como ingrediente para balancear o pH.

                                                      
Ácidos graxos de coco
São formadores da Dietanolamidas ou amidas de ácidos graxos de fórmula estrutural: CH3(CH2)nCON(CH2CH2OH)2 onde n = 8 a 12. Proporcionando espumas aos cosméticos.

                                     


É isto ai pessoal do blog. Agora vocês já sabem um pouquinho da Química do creme de barbear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário