segunda-feira, 26 de setembro de 2011

“GOLFO DO MÉXICO X PETRÓLEO: UMA QUÍMICA INESQUECÍVEL”

                                                                              Bolsista: Alessandro R. Barbosa
        Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre o petróleo derramado no Golfo do México nos EUA há um ano, que ainda afeta o ecossistema da região, diz estudo.
                         
                                      fotos tirada recentemente no Golfo do México

NOTÍCIA:
              [Tapetes de petróleo submersos no fundo do mar há mais de um ano depois do maior vazamento de petróleo na história dos Estados Unidos são uma ameaça de longo prazo para os ecossistemas costeiros no norte do Golfo do México, segundo pesquisadores da Universidade deAuburn.                                                                                    
          Estudo divulgado nesta semana pelo departamento de engenharia da universidade revelou que "bolas" de alcatrão trazidos para a superfície pela tempestade tropical Lee, que atingiu a costa norte-americana no início de setembro, e depositadas nas praias do Alabama neste mês são composições químicas "essencialmente idênticas" às amostras retiradas dos tapetes depois do vazamento de petróleo da BP, provocado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon.  
             O estudo de engenharia civil, realizado antes, durante e depois que a tempestade tropical chegou às praias do Alabama, indicou que os resquícios do vazamento permaneceram em sua maioria iguais, 17 meses depois que a plataforma Deepwater Horizon explodiu e afundou próximo à costa do Louisiana. Os dados relacionaram diretamente as bolas de alcatrão ao vazamento de mais de 200 milhões de galões de petróleo em 2010.                          
             O documento científico aponta que "os dados questionam a validade de uma crença amplamente defendida de que o petróleo submerso do acidente da Deepwater Horizon tenha se dissipado e portanto tenha sido reduzida em sua maioria a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos".                                                                                                 Ainda segundo a pesquisa, "existe a hipótese de que o petróleo submerso pode continuar a apresentar um nível de risco de longo prazo aos ecossistemas próximos à costa".  O porta-voz da BP, Scott Dean, disse que a pesquisa da Universidade de Auburn não teve efeito imediato nas ações da empresa, que ainda está lidando com as consequências do vazamento"...]    
       Bem, caros amigos e seguidores do quipibid, apesar do petróleo atualmente ser uma das fontes de energia mais usada no mundo, não podemos fechar nossos olhos para as questões ambientais, que hoje, querendo ou não, se tornou algo de vida ou morte. Como visto nesta reportagem, a poluição causada por este vazamento de petróleo tem trazido conseqüências catastróficas para a fauna e flora marinha da região do Golfo do México, mesmo depois de 1 ano do ocorrido. Contudo, infelizmente, ainda não se tem outra fonte de energia capaz de substituir o petróleo, mas o modo como ele é usado pode e deve ser mudado, mas para isso mudanças no modo de pensar e agir são necessárias. Pra entendermos melhor a importância do petróleo, vamos observar seu aspecto Químico.                      O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro.
            Depois de muitas discussões sobre a origem do petróleo ser orgânica ou inorgânica, hoje se tem como certa a sua origem orgânica.
                                                                        
          A origem do petróleo está ligada à decomposição dos organismos vivos que foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo. Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.
                                   
Existem três tipos de petróleo, são eles:
      Nas refinarias, o óleo bruto passa por uma série de processos até a obtenção dos produtos derivados, como gasolina, diesel, lubrificantes, nafta, querosene de aviação. Outros produtos obtidos a partir do petróleo são os petroquímicos. Eles substituem uma grande quantidade de matérias-primas, como madeira, vidro, algodão, metais, celulose e até mesmo as de origem animal, como lã, couro e marfim.                
      O petróleo faz parte de diversos produtos do nosso dia-a-dia. Além dos combustíveis, ele também está presente em fertilizantes, plásticos, tintas, borracha, entre outros.                   
       Para finalizar, trago para vocês sete usos surpreendentes do petróleo, vamos lá?:
*      Batom;
*      Painéis solares;
*      Roupas sintéticas;
*      Chiclete;
*      Giz de cera;
*      Aspirina;
*      Meia-calça.
            Espero que tenham gostado e apesar dos “benefícios do petróleo” gostaria que vocês soubessem que ele é um combustível fóssil, que na sua queima liberam Dióxido de carbono (CO2), um dos causadores do efeito estufa. Fiquem cientes!                                            
Fontes:                                                                      
http://www.cepetro.unicamp.br/petroleo/index_petroleo.html
http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/
http://www.algosobre.com.br/quimica/petroleo.html
http://www.osabetudo.com/usos-surpreendentes-do-petroleo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário