sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Índio (In)

                                                               Bolsista: Leonice Paraguai
              Oi pessoal! Mais uma vez, estou de volta para falar de mais um “Elemento Químico”. Hoje vou falar um pouco do Índio (In). É um elemento metálico pertencente ao grupo do Boro na Tabela Periódica, é prateado, mole. Z = 49; configuração eletrônica: [Kr]4d105s25p1; MA = 114,82; d = 7,31g.cm-3 (20ºC); PF = 156,6ºC; PE = 2080ºC.
O Índio (do latim indicum, índigo ou anil).

Ocorre na blenda de zinco (ZnS) e em alguns minérios de ferro.A ocorrência natural de índio é de 4,23% de 113 In (estável) e 95,77% de 115In (meia vida de 6 x 1014 anos). Ainda há mais cinco radioisótopos de meias vidas curtas. O metal é pouco usado: apenas em alguns processos de eletrodeposição e em ligas especiais. É usado em semicondutores nas formas InAs, InP e InSb. Com apenas três elétrons na camada de valência, o índio é um receptor de elétrons. Forma compostos estáveis de índio (I), índio (II) e índio (III). O elemento foi descoberto em 1863 por Ruch e Richter.
Foi empregado durante a Segunda Guerra Mundial como revestimento em motores de alto rendimento de aviões. Depois da guerra foi destinado a novas aplicações: em ligas metálicas, em soldas e na indústria eletrônica. Nos anos 80 despertou o seu interesse no uso de fósforos de índio semicondutores e películas delgadas de óxidos de índio e estanho para e desenvolvimento de telas de cristais líquidos (LCD). Na fabricação de ligas metálicas de baixo ponto de fusão. Uma liga de 24% de índio com 76% de gálio é líquida a temperatura ambiente.
Ø    Para produzir fotocondutores, transístores de germânio e retificadores.
Ø    Formação de espelhos, tão bons como os de prata, porém mais resistentes a corrosão.
Ø    Seu óxido se emprega na fabricação de painéis eletro luminosos.
Ø      O isótopo radioativo In-111 é usado na medicina nuclear.
Praticamente inexistente sob forma elementar na natureza, geralmente associa-se a minérios de outros elementos como o ferro, chumbo, cobre estanho e, principalmente, o zinco, sendo obtido como produto secundário da extração desses metais, muitas vezes por eletrólise de sais de índio. Sua concentração na crosta terrestre é aproximadamente igual a 0,1ppm (tal como a prata).
Quanto a sua utilização e consumo mundial, 45% são utilizados em filmes contendo óxido de índio ou óxido de índio e estanho, para revestimentos sobre vidros.  No setor eletrônico, estes filmes são usados em visores de cristal líquido (LCD's) de relógios, telas de televisão, monitores de vídeo e computadores portáteis. São usados também como refletores de raios infravermelhos sobre vidro comum. O uso em ligas e soldas responde por 35%. A adição de índio em ligas contendo bismuto, chumbo, estanho e cádmio diminuem seus pontos de fusão, sendo utilizadas, entre outras aplicações, em dispositivos de segurança contra incêndio ("sprinklers") e reguladores de temperatura.
Apesar do crescimento do consumo e aplicações do índio, há ainda pouca informação disponível a respeito de sua toxidez. Estudos parecem indicar que podem causar danos ao fígado, rins e medula óssea ao penetrar na circulação sistêmica, entretanto, pouco se conhecem sobre sua absorção, distribuição e eliminação, em experiências com animais ou em homens, após exposição a diferentes compostos de índio (In).
O Índio (In)  é utilizado na produção de ligas metálicas.
Por hoje é só pessoal! Espero que tenha gostado, até a próxima semana, tudo de bom para todos.



Referências
http://www.cdcc.usp.br/elementos/
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/indio/
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/9716242_03_cap_02.pdf
http://www.google.com.br/search?q=índio+elemento+químico&h

Nenhum comentário:

Postar um comentário