domingo, 11 de setembro de 2011

QUEM VENCE? UM PAÍS OU UMA EMPRESA?

Bolsista: Alessandro R. Barbosa
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre reportagem de jornal que diz que emissões de carbono do Google superam às do Laos.

                 

NOTÍCIA:
            As emissões de carbono do Google, anunciadas pela empresa nesta quinta-feira (8), superam ligeiramente às do país asiático Laos, segundo levantamento do "Guardian".                                                                                       
              Em um site oficial, o Google anunciou que gerou um total de 1,46 milhões de toneladas de dióxido de carbono no ano de 2010. "Sem as medidas de eficiência que implantamos nos nossos datacenters, isso seria maior", informou a empresa.                                  
           De acordo com o Google, seus datacenters consomem metade da energia que a maioria do mercado. "O Google usa muito pouco da energia de todo o mundo, cerca de 0,01%", diz o site.                                                     
           Para compensar seus gastos e emissões, a companhia afirma que toma iniciativas como a compra e a geração de energias renováveis.
          A empresa também revelou quanto custa para manter os serviços que fornece aos usuários. Para fornecer produtos como o Gmail e o Google Docs por um mês ao usuário, os servidores do Google usam menos energia do que seria gasto deixando uma lâmpada de 60W ligada por três horas.                                         
            De acordo com o Google, o usuário pode reduzir seu impacto ambiental usando alguns serviços da empresa, como o SketchUp, que pode ser usado para planejar e desenhar prédios mais sustentáveis.                                                            
           Divergências a parte, neste post chamo a atenção de vocês para o aspecto químico apresentado na reportagem do portal G1. Como vocês perceberam, a discussão se dá em relação às emissões de CO2 e é justamente sobre o dióxido de carbono que iremos aprofundar hoje. Vamos lá?!                              
          O dióxido de carbono é um composto químico descoberto, em 1754, pelo escocês Joseph Black, constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono, cuja fórmula química é CO2.                                                                    
        
Atualmente o dióxido de carbono vem sendo conhecido pelo fato de ser um dos causadores do efeito estufa. Mas, o dióxido de carbono só torna-se prejudicial quando é liberado em grandes quantidades, principalmente pela queima de combustíveis fósseis (desmatamentos e queimadas, principalmente) impostas pelo homem e que constituem importantes alterações nos estoques naturais de carbono, pois alteram o clima do planeta. Essas modificações acarretam em aquecimento global e conseqüentemente leva ao efeito estufa. Já em condições normais, é um dos responsáveis pelo equilíbrio térmico do planeta.                                                                                                                             
             Contudo, o dióxido de carbono é essencial para a nossa vida, vejamos isso através da seguinte tabela:

Aplicações
Essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas
É liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos
É usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas)
É usado em cirurgias, em estruturas metálicas, em extintores e no controle do pH da água

Viram?! Sempre existem os dois lados da moeda, os malefícios, mas também os benefícios. Espero que tenham gostado e até semana que vem.
Fontes:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/09/emissoes-de-carbono-do-google-superam-de-laos-diz-jornal.html
http://www.brasilescola.com/quimica/dioxido-de-carbono.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário