sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Platina (Pt)

                                                                         Bolsista: Leonice Paraguai
              Oi pessoal! Estou de volta novamente para falar de mais um Elemento Químico”. Hoje vou falar um pouco da Platina (Pt) um elemento utilizado desde as antigas civilizações, existentes  a muitos anos antes de Cristo (a.C).A Platina é um elemento químico pertencente do grupo VIII da tabela periódica, de símbolo Pt, de densidade 21,4, só funde a 1.755º C. É um metal sólido branco-acinzentado e maleável. Absorve os gases, em especial, o hidrogênio.

Em estado bruto, é um metal nobre encontrado em forma de pepitas nas proximidades de jazidas de cobre e ouro. Dúctil e maleável é o mais estável e inalterável dos metais. Tem cor branca metálica e se dissolve em água régia e cloro. Foi descrita em 1748, pelo espanhol Alejandro de Ulloa, depois que os conquistadores a descobriram no México e outras regiões da América do Sul.
No século XVI, conquistadores espanhóis que buscavam ouro nas Américas o encontraram misturado com pepitas de um metal branco. A esse metal, deram-lhe o nome platina, devido à sua semelhança com o metal prata (platina é um diminutivo de plata, palavra espanhola para prata). A presença dessas pepitas misturadas ao ouro constituía um grande problema para esses exploradores, uma vez que era difícil fazer a separação entre a platina e o ouro. Durante muitos anos, a platina não teve qualquer valor exceto como um meio de falsificação de outros metais nobres.
 

Embora a história moderna da platina comece apenas no século XVI, ela foi encontrada em objetos que datam de 700 a.C. Como exemplo, há o famoso caixão de Thebes (da antiga Grécia) que foi decorado com hieróglifos (sinais da escrita de antigas civilizações) em ouro, prata e uma liga contendo platina. Esse metal também foi utilizado em joalheria por egípcios, povos antigos do Peru, Equador e indígenas pré-colombianos.A maior parte de platina produzida no mundo é utilizada na produção de catalisadores para escapamento de veículos automotores.

O restante é utilizado na manufatura de jóias, na indústria petroquímica, dentre outras aplicações. No que se refere à produção de catalisadores, ela é utilizada há muito tempo em conversores catalíticos que reduzem a poluição emitida por automóveis. Esses catalisadores contêm uma liga de platina/ródio suportada em uma matriz cerâmica que converte os gases nocivos CO, NO, NO2 e hidrocarbonetos, presentes nos gases dos escapamentos de automóveis, nos compostos CO2 e N2 que são naturalmente encontrados na atmosfera.
A platina (Pt) é um metal nobre bastante escasso na crosta terrestre (5 ng/kg) que tem seu preço ligado não só à sua aparência e durabilidade, mas também à sua utilidade. A maior parte da platina em circulação no mundo é oriunda de jazidas de minérios da África do Sul, da Rússia e do Canadá, sendo que as minas da primeira fornecem hoje três quartos da produção mundial desse metal.
 A platina (Pt) ocorre em pequenas quantidades associadas aos minérios de cobre e níquel, sendo recuperada por meio do refinamento eletrolítico dos principais metais do minério. Na forma combinada, é encontrada principalmente no mineral sperrilita (PtAs2).
Com relação ao Brasil, 80% da platina são destinadas à fabricação de catalisadores automotivos; cerca de 14% na indústria química (medicamentos, células a combustível, materiais de restauração dentária, entre outros); 4% na indústria vidreira/fibras; e o restante é usado em outros aplicativos. O Brasil tem realizado pesquisas geológicas no sentido de encontrar e explorar reservas de platina, mas até o momento o país não a produz.
Por hoje é só pessoal! Espero que tenha gostado, até a próxima semana, tudo de bom para todos.

Referência
  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/11-EQ-7109.pdf
http://www.tabela.oxigenio.com/metais_de_transicao/elemento_quimico_platina.htm
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/platina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário