domingo, 30 de outubro de 2011

DEMAQUILANTES

                                                                                                          Bolsista: Eliana
             Ola amigos do blog. Vocês já ouviram o ditado: Semelhante dissolve semelhante? Isto significa que uma solvente dissolverá um soluto se eles tiverem estruturas semelhantes.
Geralmente                                                                                    
Solventes polares tendem a dissolver solutos polares
Solventes apolares tendem a dissolver apolares
         Os demaquilantes fazem parte dos apolares. Eles são produtos desenvolvidos para removerem a maquiagem da área dos olhos, boca e pele. Devido ao seu contato direto com os olhos sua formulação se diferencia dos higienizantes em geral.
           Existem dois tipos de demaquilantes, os destinados para maquiagem hidrossolúveis (solúveis em água) como o pó facial, compacto, sombra em pó etc. e para maquiagem à prova d’água (water proof) como algumas máscaras, batons, blushs em bastão, sombra em bastão etc., que devido à sua composição são muito mais difíceis de retirar.
         Demaquilantes hidrossolúveis são encontrados geralmente sob forma de loções aquosas ou de géis aquosos (loções geleificadas) compostos ou não de tensoativos suaves. Esses produtos devem ter um pH próximo ao das lágrimas (7,5) e serem isotônicos a fim de não provocar irritação. Eles diluem rapidamente a maquiagem das pálpebras e máscaras de cílios comuns, mas não são muito utilizados quando a quantidade de maquiagem é maior ou existe a presença de materias graxos.
           Demaquilantes para maquiagem do tipo Water proof são compostos basicamente por óleo ou cremes do tipo (possuem mais óleo do que água). Normalmente devem ser aplicados na pele com massagens suaves, para assim incorporar na fase oleosa as gorduras da pele e matérias graxas da maquiagem, bem como as sujidades hidrossolúveis na fase aquosa, em seguida faz-se a remoção com algodão ou lenço de papel. É necessário proceder com o enxágüe com água ou tônico adequado, para completar a limpeza. Ainda existem os demaquilantes à base de silicone, que faz a remoção da sujidade graxa sem deixar vestígio oleoso na pele. Esse tipo de maquiagem muitas vezes nem precisam de enxágüe.

CERVEJAS E OS RÓTULOS QUE MUDAM DE COR

                                                                                           Voluntária: Nara Alinne N. da Silva
Nosso post de hoje fala de uma das bebidas populares mais consumidas no Brasil. Aposto que com apenas uma palavra chave vocês decifram. A palavra chave é: SKOL. Já decifraram né! É isso aí, hoje vamos falar um pouco da cerveja.
Na Mesopotâmia, especificamente na Suméria, foram encontradas provas de que a produção da cerveja data a aproximadamente 4000 a.C. Acredita-se que sua descoberta tenha sido acidentalmente, como fruto induzido da fermentação de algum cereal. Os sumérios teriam notado que, a massa do pão quando molhado, sofria uma fermentação e ficava ainda melhor. Assim teria surgido uma espécie de cerveja denominada “pão liquido”.
             Com o passar do tempo as técnicas para a produção da cerveja foram se modificando, melhorando a qualidade da bebida. Atualmente os principais ingredientes utilizados na produção da cerveja são:
-Lúpulo, responsável pelo sabor amargo da cerveja, devido à presença de resinas amargas e óleos essenciais.
-Malte, responsável por diversas características físico-químicas e organolépticas (aroma e paladar). A principal fonte do malte é a cevada, contudo algumas cervejarias utilizam algumas fontes secundárias, mais baratas. Por exemplo, arroz, milho, trigo.
-Levedura, microorganismos unicelulares responsáveis pela fermentação. Na produção da cerveja esses microorganismos transformam o açúcar presente no malte em álcool e dióxido de carbono, de acordo com a reação abaixo:
                                          C6H12O6 → 2C2H5 + 2CO2
          As cervejarias têm investido cada vez mais na produção da cerveja. Este investimento vai da qualidade das bebidas aos rótulos. Por exemplo, a SKOL já mudou várias vezes o designer de seus produtos. O último lançado é um rótulo termossensível que indica quando a cerveja esta gelada, o rotulo vêm com uma seta transparente e que fica azul quando a cerveja chega a 4°C.
Interessante, não é mesmo!!! Agora uma curiosidade: porque o rótulo muda de cor? Vamos entender melhor isso.

SIMULADOS - PROVAS DISPONIVÉIS

                                                                    Voluntária: Nara Alinne N. da Silva

         Prezados leitores, abaixo estão disponíveis as provas do Simulado aplicado no Cean. Como informado anteriormente, o tema foi “Química no dia-a-dia”. Aproveitem para testar o conhecimento de vocês na área de química. Caso tenham alguma dúvida na resolução dos exercícios encaminhem-na para: naraalinne@hotmail.com, litton_spfc@hotmail.com, leidygtinha@hotmail.com ou quipibid@hotmail.com.
                         
                                     Simulado A 


                                               Simulado B



                                        Simulado C

View more documents from quipibid

sábado, 29 de outubro de 2011

Cromo (Cr)

Bolsista: Leonice Paraguai
Olha pessoal! Estou de volta novamente, para falar de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar um pouquinho do elemento Cromo (Cr). O cromo é um metal de transição, muito resistente á corrosão e a temperatura. É obtido principalmente do mineral cromita. É empregado na metalurgia, para endurecer o aço e como revestimento de peças decorativas.
O cromo foi descoberto por Vanquelin em 1790. O cromo pode existir sobre diferentes formas de oxidação. O cromo trivalente é o mais estável. É o que existe no sistema biológico. A transformação do cromo inorgânico numa forma biologicamente ativa é indispensável para suas funções biológicas.
O cromo é um elemento essencial para o homem e os animais. A deficiência de cromo no organismo humano pode aparecer sintomas semelhantes aos do diabete e das doenças cardiovasculares. É um auxiliar na função da insulina. Sabendo-se que a insulina é um dos principais hormônios anabólico, este mineral tem sido usado por atletas que desejam aumentar a massa muscular. Sabe-se que o cromo acelera a perda de peso em indivíduos obesos, porém sem motivo esclarecido.
O cromo é um elemento de traço essencial (mas também tóxico) para o ser humano. Este elemento químico se encontra naturalmente no solo, na poeira e gases do vulcão. No meio ambiente são três os números de oxidação do metal: cromo (0) e cromo (III) e cromo (VI). O cromo (III) tem ocorrência natural no meio ambiente, enquanto cromo (VI) e cromo (0) são geralmente produzidos por processos industriais.

MARIE SKLODOWSKA-CURIE: A MULHER QUE MUDOU A HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa


Marie Slodowska-Curie, nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 7 de novembro de 1867, foi uma das primeiras mulheres cientistas a ganhar fama no mundo, e certamente, uma das grandes cientistas deste século. Graduou-se em matemática e física.
Foi à primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel de Física (1903), pela descoberta da Radioatividade, conjuntamente com Pierre Curie (seu marido) e Henri Becquerel. Foi também a primeira mulher a lecionar, como professora e líder de grupo em laboratório na Universidade de Sorbonne em Paris (1906). Ganhou um segundo prêmio Nobel de Química (1911), por suas descobertas e isolamento do Rádio puro e de seus compostos. Sendo assim, a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel. Recebeu 15 medalhas de ouro, 19 graus, e muitas outras honras.
Sua união com Pierre Cuie (25 de julho de 1895) marcou o começo de uma parceria que alcançou resultados significantes para o mundo.
Interessada nos minerais, sua atenção foi direcionada para a pech-blenda, um mineral cuja atividade, era superior a do urânio puro, Pierre Curie juntou-se a Marie então no trabalho que os conduziu à descoberta de novos elementos, Polônio e Radio a descoberta do Polônio (assim denominado por Maria em homenagem à Polônia) em 1898, e alguns meses mais tarde do Radio. Depois da descoberta de Henri Becquerel (1896) de um fenômeno novo (que chamou mais tarde radioatividade), e ao pesquisar as propriedades descoberta no Urânio encontrou outra matéria o Tório.  O termo radioativo e radioatividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico.
Marie empenhou-se em obter o Radio puro. Como resultado destes trabalhos Maria Curie recebeu seu Doutorado em Ciências em junho 1903 e, com Pierre, foi concedido à medalha de Davy da Royal Society. Também em 1903 compartilharam com o Becquerel o prêmio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ENTREVISTA COM THAÍS R. CUNHA

Esta semana a entrevista foi com a aluna do Colégio Estadual Alfredo Nasser, a respeito de sua experiência com a prova do ENEM.
Thais Rodrigues da Cunha Urbano tem 17 anos e cursa o 6º período. Este ano foi a terceira vez que participou do Enem, já participou também de mini curso e faz cursinho pré-vestibular.  Pretende prestar  vestibular para arquitetura e urbanismo.

Como foi à prova, e qual o grau de dificuldade você a classifica?
R: Foi bem ampla em grau de conhecimento e a dificuldade foi à interpretação com os textos, por serem extenso e por ter pouco tempo.
                 
Você acha que os alunos obtêm uma boa formação para estes estilos de prova como: ENEM e vestibulares.
R: tem um déficit muito grande, o ensino e muito fraco.

Quais outras formas de estudo que você utilizou para se preparar?
R: Pesquisa na internet, estudando as provas anteriores e cursinho preparatório para vestibular.

 O que você achou do tema da redação?
R: Um assunto muito bom, com grande amplitude por ser um assunto ligado à internet.
“Gosto muito de redação e me sai muito bem”

O que você achou de fazer o prova em duas fazes?
R: Legal, mas deveria diminuir a quantidade de questões divido o tempo.

O que você achou da organização em relação à aplicação da prova. E correto ou precisa melhorar?
R: Organização muito fraca, sem fiscalização adequada como exemplo, deu o saco para colocamos as nossas coisas e depois não verificaram se tínhamos colocado ou não.  

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CÂNFORA

                                                                                          Bolsista: Ana Lucia Miranda

Talvez você não saiba bem o que é, mas já ouviu falar, por isso trago nas noticias do ANO Internacional da Química informação sobre ela. È obtida a partir da madeira da canforeira Cinnamomum camphora (Lauraceae), que é encontrada no Oriente e na América do Sul, tem cheiro forte e penetrante e ligeiramente fria ao tato. A canforeira é conhecida por alguns nomes populares tais como: erva cavaleira, rabugem de cachorro e alcanforeira.
                                         
Árvore da cânfora
A sua fórmula molecular é C10H16O, é uma substancia branca, cristalina, cujo ponto de fusão é de 177Cº a temperatura ambiente. Na molécula da cânfora são encontrados, sistemas bi cíclicos chamados de norbornano, e grupos carbonila e metila. É pouco solúvel em água, dissolvem-se facilmente em álcool, éter e solventes orgânicos, o sólido é muito volátil com isso sobre sublimação, pois suas forças de atração intermoleculares em seu estado sólido as moléculas são mais fracas tornando sua pressão de vapor de fraca.
A biossintese da cânfora nas plantas tem como precursor o pirofosfato de geranila que forma o pirofosfato de linanila, que por meio de um mecanismo de ciclização forma o cátion metila e em seguida o cátion biciclico bornila. Que é Hidratado para formar o borneol, ao ser oxidado formara a cânfora.
                              

REFAÇA, NÃO DESFAÇA... PORTA-COPOS RECICLADOS


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis

termoplásticos
 
MATERIAIS UTILIZADOS
  •         Uma chapa térmica  
  •         Um molde de metal                                                                                                                              
  •         Um alicate de bico fino
  •         Uma pinça
  •         Tesoura
  •         Pedaços de termoplásticos
  • (plásticos que podem ser reciclados)


PROCEDIMENTOS
  •         Nesse experimento foram utilizados os lacres (anéis) de garrafas PET, aqueles arcos que ficam junto com a tampinha possibilitando a vedação da mesma.
  •         Junte vários lacres de diversas cores, pois assim, seu trabalho final será mais interessante.
  •         Corte os lacres em pedacinhos bem pequenos, em quantidade suficiente para preencher o molde, que nesse caso, tem formato arredondado, já que iremos confeccionar um porta-copos.
  •         Coloque todos os pedacinhos dentro do molde e coloque este sobre a chapa térmica aquecida por volta de 150ºC. (Cuidado: Deve ser usada uma fonte de calor controlada, sendo assim, não aqueça sobre a chama, pois a temperatura se elevará muito rapidamente, queimando assim o plástico e produzindo fumaça tóxica.)
  •         Quando os pedaços de plásticos começarem a amolecer, retire o molde da chapa com o auxílio do alicate. Deixe que esfrie um pouco e ele sairá com facilidade do molde.
  •         Utilizando a pinça, vire o plástico e volte ao fogo, usando o alicate, para que não haja risco de queimaduras.
  •         É importante que se aperte os pedacinhos de plásticos contra o molde enquanto estiverem sobre a chapa, buscando compactá-los. Para isso, pode-se usar um disco de madeira.


  •         Quando todos os pedacinhos estiverem grudados, retire o molde com o alicate, desligue a chapa e espere esfriar.
  •         Pronto!!! Você já tem o seu exclusivo “porta-copos reciclado”.

O QUE ACONTECE!
  •         Termoplásticos são polímeros que possuem o que chamamos de temperatura de transição vítrea.
  •         Essa temperatura de transição vítrea é uma estreita faixa de temperatura em que o polímero torna-se maleável, sem passar para a fase líquida.
  •         E é justamente essa propriedade que permite aos termoplásticos serem reciclados.
  •         O plástico quando aquecido, assim como qualquer material, se dilata, até mesmo o próprio metal do nosso molde. Mas, isso não atrapalhou nosso experimento porque o metal do molde possui um coeficiente de dilatação diferente do plástico.


Observação: Use outros modelos de molde, outras cores de plásticos, ou seja, use sua imaginação e transforme o que antes iria pro lixo, em um novo produto.

UM POUQUINHO MAIS DE EXPLICAÇÃO!
Os polímeros termoplásticos são caracterizados por possuir ligações químicas fracas (Van der Waals) entre as cadeias, que são facilmente rompidas com a introdução de energia. Assim sendo, essas ligações são quebradas e isso permite que haja uma maior facilidade de movimentação das cadeias poliméricas.
Esses polímeros são compostos de longos fios lineares ou ramificados. Exemplos desse tipo de polímeros são o polietileno, prolipropileno, PMMA [poli(metacrilato de metila)], politetrafluoretileno (Teflon®, Nylon®, etc).
A propriedade que esses polímeros tem de ser tornar maleáveis, viabiliza a produção em larga escala de artefatos através de meios como a extrusão e a moldagem por injeção. Sendo assim, facilitam a reciclagem, já que são facilmente remodelados através da aplicação combinada de pressão e temperatura.

Mais um experimento escolhido a dedo para vocês. Agradeço a todos que estão postando comentários nesta coluna, isso me deixa cada vez mais empenhada a fazer o melhor que posso. Um abraço a todos os leitores.

REFERÊNCIAS