segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

“ACIDENTE EM CURTUME DE MS”


Bolsista: Alessandro R. Barbosa
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre vazamento em área de frigorífico em MS que deixou 4 mortos e 15 feridos, dizem bombeiros.


NOTÍCIA:
            A empresa Marfrig Frigoríficos e Comércio de Alimentos S/A, dona do curtume onde houve vazamento de gás tóxico em Bataguassu, a 335 km de Campo Grande, informou por meio de comunicado oficial nesta quarta-feira (1) que o acidente, ocorrido na terça-feira (31), foi provocado pelo descarregamento de um produto químico em um tanque inapropriado.
            De acordo com a assessoria da companhia, uma substância foi despejada por uma empresa fornecedora. A Marfrig não informa qual a utilização desse produto e tampouco o que havia no tanque no qual ele foi depositado.
            O comunicado informa ainda que aproximadamente 20 funcionários ficaram intoxicados e outros quatro morreram atingidos pelo gás. A empresa afirma que os trabalhos de inspeção e perícia realizados no galpão onde o acidente aconteceu foram encerrados nesta tarde, mas o isolamento será mantido até que procedimentos técnicos para o retorno da atividade sejam feitos. A companhia não informa quais são esses procedimentos.
            A unidade frigorífica da Marfrig, próxima ao curtume onde houve vazamento, não foi atingida e continua operando normalmente, de acordo com o comunicado.
            Peritos coletaram amostras de substâncias encontradas nos seis tanques existentes no curtume para análise. De acordo com o delegado que investiga o caso, Pedro Arlei Caravina, o laudo mostrará o que havia dentro do tanque onde o produto foi depositado.

            Segundo ele, como esse produto que reagiu com o líquido ainda é desconhecido, não é possível afirmar qual foi o gás que se formou no local e atingiu os funcionários.
         
            Segundo o delegado, o curtume é semelhante a um galpão com as laterais abertas. Em um desses lados ficam os tanques onde são depositados os produtos usados no local. Os caminhões que levam essas substâncias acessam essa abertura, param ao lado do tanque correspondente ao produto que levam e acoplam a mangueira.
            Esses compartimentos, segundo Caravina, ficam a poucos metros do chão. A suspeita do delegado é que o produto tenha sido colocado no tanque errado, reagido com o líquido que já estava armazenado e se transformado em gás. Ele calcula que o vento tenha levado a substância tóxica para dentro da empresa e por isso o motorista do caminhão não foi afetado.
            A poucos metros de distância dos tanques fica uma escada que dá acesso a um mezanino, onde estavam os primeiros funcionários que desmaiaram. Várias pessoas que trabalhavam em ambos os andares respiraram o gás e foram intoxicados.
            Segundo informações do hospital municipal de Bataguassu, 28 funcionários do curtume foram internados no local após terem passado mal. Eles foram sendo liberados no decorrer do dia, de forma que, no início da manhã desta quarta-feira, os últimos oito pacientes receberam alta.
Três trabalhadores que ficaram em estado de saúde mais grave foram levados para a Santa Casa de Presidente Prudente, em São Paulo.
            Hoje trazemos uma reportagem triste ligada à Química não é mesmo, caros amigos? Contudo vamos analisar a questão das reações químicas para que possamos entender melhor o que aconteceu neste frigorífico. Vamos lá?
            As substâncias podem combinar-se com outras se transformando em novas substâncias. Para estas transformações damos o nome de Reações Químicas.         Essas substancias participantes, para nós químicos, são representadas graficamente através dos símbolos de cada elemento da tabela periódica, tal representação gráfica se denomina Equação Química.
                As substâncias que participam da reação química são chamadas de produtos ou reagentes na equação química.


Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação.
Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química.
            Muitas vezes as reações químicas ocorrem sem que percebamos a primeira vista. Porém, alguns sinais podem ser evidências de que está ocorrendo reação. São elas:
*    Liberação de gás após a mistura dos reagentes (como o que aconteceu em MS);
*    Formação de um sólido após a mistura de reagentes (precipitação)
*    Mudança de cor dos reagentes;
*     Mudança de temperatura;
                Assim devemos ter muito cuidado ao “misturarmos” certos produtos químicos, pois podem ocorrer reações químicas perigosas como, por exemplo, a liberação de um gás tóxico, como o acidente que ocorreu neste frigorífico e que matou 4 funcionários que não tiveram tempo nem de descerem as escadas do prédio, dada a toxidade do gás e a rapidez com que a liberação de gás se deu. Portanto muita atenção, não é mesmo?
Espero que tenham gostado e até semana que vem!
Fontes:
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2012/02/empresa-diz-que-produto-que-formou-gas-foi-colocado-em-tanque-improprio.html
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/reacoesquimicas/
http://www.infoescola.com/quimica/fenomenos-quimicos/         





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário