quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ÁCIDO CLORÍDRICO (HCL)


                                                                   Bolsista: Ana Lucia Miranda


 O HCl foi descoberto por Jabir Hayyn um alquimista de nacionalidade Persa por volta de 800 a.c, ele misturou  ácido sulfúrico(H2SO4) e cloreto de sódio(NaCl), Jabir foi quem descobriu a água regia que é a mistura de ácido clorídrico e ácido nítrico.

È conhecido por outros nomes como: ácido muriático e ácido hidroclórico, seu peso molecular é 36, 47, o HCl comercial contém 3 a 37% de peso em gás cloreto de hidrogênio, tem aspecto liquido amarelado ou incolor, odor picante e azedo, libera vapores visíveis quando em contato com o ar úmido, muito corrosivo em grande parte dos metais. No Brasil o ácido é transportado por vias rodoviárias, sendo armazenados em tanques de aço forrado com  borracha.
  
Produção do HCl
Existem quatro maneiras para sua produção:
ü   Combustão do hidrogênio com cloro (o hidrogênio comporta-se como combustível e o cloro como comburente (substancia que alimenta uma combustão) esse é o processo sintético.
ü   Reação do ácido sulfúrico com cloreto de sódio.
ü   Subproduto da produção de hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos.
ü   Processo Hagraves tendo como base está reação:
4 NaCl   + 2 SO+ O2  +2H2O è 2Na2SO4
Está foi à reação utilizada na Europa desde 1870 na fabricação do sal de Glauber ou sulfato de sódio.

                                         Planta industrial de ácido clorídrico

A produção do HCl como subproduto da coloração de hidrocarbonetos e derivados,remove o hidrocarboneto ou seu derivado não clorado,seguida da absorção do ácido clorídrico em água.
Para preparar o ácido, dissolve-se cloreto de hidrogênio em água, existem diversos precursores de ácido clorídrico, pois o cloreto de hidrogênio pode ser gerado de muitas maneiras. Para produzir o HCl em larga escala,na maioria das vezes  é integrada com a produção de outros compostos químicos em escala industrial.
O ácido clorídrico é empregado, sobretudo em decapagem de aço, nos anos 60 deixaram de utilizar o ácido sulfúrico e passaram a utilizar o HCl,pois sua reação era mais  rápida,na parte superficial e não atacava tanto o aço.Acima de 40% apresenta concentração muito alta e é comercializado em concentração até 38%.É bastante utilizado em purificações químicas de equipamentos,acidificação em poços de petróleo,fabricação de cloreto metálicos e corantes,desnaturação do álcool entre tantas outras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário