sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Criptônio (Kr)

Bolsista: Leonice Paraguai
Olha pessoal! Estou de volta novamente, para falar de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar um pouquinho do elemento Criptônio (Kr), elemento que ganhou esse nome a partir do grego Kriptós, “oculto”, em alusão a sua realidade.

Não seria difícil adivinhar o porquê desta nomenclatura para o Criptônio, já que é um gás raro na atmosfera terrestre, da ordem de 1 ppm (partes por milhão). As regiões onde pode se encontrar Criptônio é diferenciado, entre elas estão as que contem vulcões. Neste local, o elemento pode ser extraído dos gases vulcânicos e das águas termais. O método usado para esta extração é a destilação fracionada. Estudos referentes a outros planetas revelaram a presença de 0,3 ppm de Criptônio na atmosfera do planeta Marte. Realmente, os locais onde pode se encontrar o gás oculto são únicos!
O criptônio é elemento muito mencionado no desenho animado Super Man e também nos filmes e seriados, é extremamente tóxico, Tira todo o seu poder o deixando fraco, e podendo ser usado para feri-lo, o todo poderoso Super Man.
O criptônio é um elemento que pertence ao grupo dos gases nobres, juntamente com o hélio, neônio, argônio, o xenônio e o radônio. É um gás monoatômico e inodoro, que dificilmente se liquefaz. Está presente na atmosfera na proporção de uma parte para 9.000.000.
O criptônio é empregado em certas lâmpadas fluorescentes e em uma lâmpada de flash usada em fotografia de altíssima velocidade. O isótopo Kr-85, radioativo, é usado na detecção de folhas em superfícies metálicas. Entre 1960 e 1983 o metro foi definido como 1.670763,73 vezes o comprimento de onda da taia vermelho-laranja emitida pelo Kr-86 estável.
 A potencialidade de iluminação oferecida por estes gases nobres vai mais além, os sistemas de iluminação de aeroportos utilizam a mistura destes gases para obter uma luz vermelha, cujo alcance é bem maior que das lâmpadas comuns. Inclusive, este tipo de iluminação é usado também no cinema, está presente nos projetores cinematográficos e, ainda, na forma de flash fotográfico para fotografar em altíssima velocidade. Para melhor exemplificar o quão eficiente é a energia oferecida por este gás nobre, o laser de criptônio é usado na medicina para cirurgia da retina dos olhos. 
Obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar líquido, possui seis isótopos estáveis, dos quais o mais abundante é o Kr-84 e cerca de vinte isótopos radioativos. Em combinação com o flúor, quando submetido à descarga elétrica em baixa temperatura (-150º), forma o fluoreto de criptônio KrF2, sólido cristalino branco que se decompõe espontaneamente em temperaturas normais.
Por hoje e só pessoal! Até a próxima semana com mais um “Elemento Químico”. Uma ótima semana para todos.

Referência
 http://www.tabela.oxigenio.com/gases_nobres/elemento_quimico_criptonio.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário