quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PERSONALIZANDO A COR DO SEU PAPEL


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
 
Olá blogueiros, depois de uma semana sem postar matéria, volto à minha rotina normal, atualizando nossa coluna que recebe uma nova postagem todas as quartas-feiras.
O experimento de hoje vem nos mostrar a arte de decorar papéis e tecidos através de tintas flutuantes em um meio. Essa técnica é conhecida como marmorização, muito embora seu resultado final nem sempre se pareça com aquele que se obtém no mármore.

MATERIAIS UTILIZADOS
  •          Bacia larga
  •          Água
  •          Papel absorvente
  •          Conta-gotas
  •          Tintas acrílicas para tecido de várias cores
PROCEDIMENTOS 
  •          Coloque água na bacia até cerca da metade e deixa que ela fique em total repouso para que não reste nenhum tipo de onda na superfície.
  •          Dilua as tintas acrílicas para tecido, em água (aproximadamente 1 parte de tinta para 1 parte de água).
  •          Usando um conta-gotas coloque uma gota da tinta cuidadosamente sobre a superfície da água. Vá colocando uma gota de cada cor da tinta sobre a cor anteriormente colocada, mas tomando muito cuidado para que a tinta flutue na superfície da água. Parte da tinta pode afundar, mas uma quantidade suficiente deverá se espalhar na superfície se a tinta estiver diluída corretamente.
  •          Quando você tiver uma quantidade razoável de tinta na superfície, se quiser, pode modificar o design, usando um palito de dente, soprando com um canudinho, ou como preferir.
  •          Chegou a hora de capturar a sua criação no papel. Coloque um canto da folha na superfície da água mais próxima do seu lado na bacia e vá baixando na diagonal, cuidando para que não fique bolhas de ar sob a folha.
  •          Para retirar a folha, basta puxar diretamente na sua direção.
  •          Você pode tentar com outras tintas, como por exemplo, tinta a óleo, tintas de caneta, etc.



O QUE ACONTECE...
Esta é uma técnica utilizada pelos japoneses desde o século 12, chamada por eles de “suminagashi”. Como não existiam tintas acrílicas naquela época era usado um tipo de nanquim (tinta usada para caligrafia).
A técnica ocidental usa tintas à base de óleo e um espessante (algo como gelatina) proveniente de algas. Esse espessante serve para que as tintas não se espalhem tão facilmente na água e o artista tenha controle sobre o resultado final.
O segredo para essa técnica é o controle da tensão superficial da água, que faz com que as gotas de tintas se espalhem sobre a água. Mas sobre esse assunto nós já discutimos no experimento “Explosão das cores”. Sendo assim, quem tiver alguma dúvida, volte nas nossas postagens anteriores e dêem uma olhada.

Espero que vocês tenham curtido essa matéria e eu volto na próxima semana.

REFERÊNCIAS
MATEUS, Alfredo Luís. Química na cabeça. 4 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

 

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