sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ÁLCOOL LÍQUIDO E O ÁLCOOL EM GEL?


Bolsista: Gisléia Chaves
Olá pessoal do Quipibid! Hoje iremos entender a diferença existente em um produto que está continuamente presente em nosso cotidiano e que muitas vezes passa despercebida aos nossos olhos. Fiquem atentos a esta incrível matéria!

 

 
Álcool líquido             Álcool em Gel



 É altamente explosivo o álcool em forma líquida.
Devido a sua composição especial, o álcool em gel dificulta as características de explosividade do álcool.
O álcool líquido é facilmente  inflamável, por causa das suas características de alta volatilidade.
A inflamabilidade inicial do álcool em gel é controlada, não tolerando o flash imediato quando entra em ponto de fulgor. Age controladamente, impedindo a queima dos dedos das pessoas que usam fósforos.
Em contato com a pele o álcool líquido não é tóxico.
O Álcool em Gel não é tóxico, pois os aditivos nele acrescentados para demorar o tempo de chama e controlar sua explosividade são comprovadamente atóxicos, dos mesmos tipos usados em cosméticos.
Devido ao seu alto poder de inflamabilidade, o álcool líquido queima rapidamente.
Dependendo das condições do ambiente (umidade, calor, vento etc.), a mesma quantidade de álcool em gel queimará em um tempo de 4 a 5 vezes mais lentamente.
Se um local estiver em chamas e ele for derramado na superfície, as chamas se propagarão rapidamente devido sua facilidade em se espalhar.
Mesmo que em chamas, o mesmo não se espalha mantendo o fogo localizado, por causa das suas características de viscosidade.
Os riscos do álcool líquido, associado a sua falta na Europa, fez com que há mais de 20 anos o mesmo tivesse sua venda controlada.
O Álcool em Gel ou em forma sólida, já é conhecido e utilizado em outros países há mais de 25 anos, devido a sua segurança no manuseio e outros benefícios associados.




O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é utilizado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.
            Espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!
Fontes: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-organica/comparacao-entre-o-alcool-liquido-e-o-alcool-em-gel


Nenhum comentário:

Postar um comentário