quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A verdade sobre as vitaminas- BBC


Este é um documentário da BBC, onde engloba a importância das vitaminas em nosso organismo e qual poderá ser os problemas se tomarmos vitaminas exageradamente, pois, as vitaminas são consideradas por alguns como uma forma natural de prevenir ou curar doenças. É comum em nosso meio vermos pessoas que fazem o uso de certos suplementos e antioxidante tais como as vitaminas A,E, C, e betacaroteno, certos de que isso as mantém saudáveis. Porem existe uma preocupação entre os cientistas de que o habito de tomar certas doses de vitaminas pode ter conseqüência inesperadas.
            Afinal, vamos ver os benefícios das vitaminas e quais são elas, e o que a química tem a ver com isso
As vitaminas são patê da constituição das enzimas, proteínas que promovem as reações químicas no organismo. Sem vitaminas ou enzimas, essas reações não acontecem, ou se processam lentamente. A maioria das vitaminas não podem ser produzidas nem sintetizadas pelo organismo, por isso devemos ingeri-las por meio dos alimentos.
 
Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes,  e que o excesso delas pode causar vários danos à saúde.
As vitaminas podem ser divididas em dois grupos que são os hidrossolúveis e os lipossolúveis.
-Hidrossolúveis: são vitaminas solúveis em água, são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. As mais importante são: B1, B2, B5, B6, B12., C, H, M e PP.
-Lipossolúveis : são solúveis em gordura, são absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para varias partes do corpo. As mais importantes são A, D, E, K , a A e D são armazenadas sobretudo no


Fígado, e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores.


            O químico americano Linus Carl Pauling foi um importante cientista, ele defendia o uso constante da vitamina C, embora hoje provada por vários cientistas que ela é importante mas não como defendia Linus Pauling, ele tomava todos os dias 18g de Vitamina C, porém  é comprovado que ela é uma grande aliada no tratamento  da gripe.
             Conhecida também como acido ascórbico a vitamina C age como antioxidante, faz parte das substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo, é hidrossolúvel sendo que o organismo usa o que precisa e elimina o excesso. É encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentão e brócolis.



 
Fontes:
slqes.iqm.unicamp.br
www.soq.com.br/curiosidades/c51.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário