terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vocês sabiam que atividades físicas existem Química?


Bolsista: Eliana

As práticas de exercícios exigem energia do organismo para o desempenho das atividades físicas. Existe uma transformação da energia química em energia mecânica cuja fonte provém do alimento. Entretanto, a energia necessária para a manutenção do trabalho muscular é produzida mediante a ação de processos biológicos, extremamente complexos e armazenada por intermédio de compostos de fosfogêneo, dos quais o ATP (trifosfato de adenosina) é o principal representante.

         O ATP (trifosfato de adenosina) é quebrado em ADP (difosfato de adenosina) e P (fonte imediata de energia).



Podemos utilizar para representar esse processo o funcionamento da bateria de um telefone celular. A bateria carregada de energia seria o ATP. A bateria descarregada seria o ADP. Carregar a bateria na tomada seria transformar o ADP em ATP. É assim que o ATP trabalha no metabolismo de sua célula.
  A quebra da molécula de ATP em ADP deverá ser considerada como única fonte imediata de energia para o desenvolvimento de uma atividade física, porque produz energia necessária para que os filamentos de actina e miosina dos músculos deslizem um ao longo do outro provocando a contração muscular.
O tipo de substrato energético utilizado e a via metabólica com que o ATP é ressintetizado depende fundamentalmente da intensidade e da duração dos esforços físicos.
Molécula de ATP
Na estrutura da molécula de ATP existem três grupos fosfato (PO4-3) e um grupo maior formado por uma adenina e ribose, chamado de adenosina. Quando ocorre hidrólise (adição de uma molécula de água), o ATP libera energia útil, pois os grupos fosfatos são removidos, ou seja, hidrolisados passando a molécula para ADP.
       Fazendo exercícios físicos, galerinha do blog, vocês diminuirão os níveis lipídicos, obesidade, pressão arterial além de ficarem esbeltos e ter uma vida saudável.

Fontes:
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/delpizzo/cap2.html
         http://belezaesaude.dae.com.br/exercicios-fisicos/
http://www.qieducacao.com/2010/05/atp-e-energia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário