quinta-feira, 22 de março de 2012

O FÓSFORO ESTÁ PRESENTE NO PALITO OU NA CAIXINHA?


Bolsista: Gisléia Chaves
            Oi pessoal do Quipibid! A matéria de hoje vai esclarecer essa dúvida que se faz presente nas mentes de várias pessoas.
 
A caixinha de fósforo está presente em quase todas as cozinhas que entramos, pois ela é muito necessária, tornando um objeto inseparável das cozinheiras. A maioria das pessoas acredita que os palitos possuem fósforo. Mas não é bem assim. A partir do momento em que analisamos os componentes das caixas de fósforo detalhadamente, essa dúvida é esclarecida.
            Observamos que o lado da caixa em que riscamos o palito tem característica áspera, parecida com uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). Já a ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.
            O início do processo acontece quando atritamos o palito contra a caixa; ele funciona como um agente de ignição. Quando o fósforo é aceso, faz com que o agente oxidante inicie a queima de enxofre. É ela que faz com que a madeira do palito queime.
            Antigamente, os palitos de fósforo podiam ser acesos bastando riscá-los em qualquer superfície áspera. Felizmente, por medida de segurança, os palitos fabricados na atualidade só acendem se forem riscados contra a parte áspera da caixa.
            Após analisarmos as informações citadas acima, chegamos a seguinte conclusão:
 O elemento fósforo (p) não está presente dentro da caixinha (palitos) e sim do lado de fora.

            Até a próxima!!!!!!!!!!!!!!!!

Fontes: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fosforo-no-palito-ou-na-caixinha.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário