quarta-feira, 30 de maio de 2012

GARRAFA AZUL



Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
MATERIAIS UTILIZADOS
  •     180 mL de água destilada;
  •          3,5 g de NaOH (hidróxido de sódio), a popular soda cáustica;
  •        6 g de C6H12O6 (glicose), vendida nas farmácias, drogarias e supermercado pelo nome de destrosol (açúcar para mamadeiras);
  •          0,5 mL de azul de metileno (AM) 1%, encontrada a solução pronta em algumas drogarias e farmácias;
  •          1 garrada PET transparente com tampa;
  •          Balança analítica;
  •          Espátula ou colher de chá;
  •          Pipeta graduada.
 
PROCEDIMENTOS
  •          Adicione os 180 mL da água destilada e os 3,5 g de hidróxido de sódio na garrafa e agite até dissolver completamente o hidróxido. Por ser uma reação exotérmica, ou seja, com liberação de calor, o recipiente ficará um pouco aquecido, espere esfriar.
  •          Em seguida, dissolva as 6,0 g de glicose na solução de hidróxido de sódio e então acrescente 0,5 mL (ou 5 gotas) do azul de metileno 1%, mas só faça isso um pouco antes da realização do experimento, pois o efeito da solução só ocorre durante o algumas horas.
  •          Espere o sistema ficar incolor, que mostra a redução do AM, tampe o frasco e agite-o novamente até obter uma coloração azul.
  •          Deixando o sistema em repouso, o sistema volta a ficar incolor.

     ANALISANDO O EXPERIMENTO...
Durante o experimento em alguns casos podemos perceber uma finíssima camada azul na superfície do líquido antes mesmo deste ser agitado, mas isso não é responsável pela coloração azul, nem o fato do líquido entrar em contato com a tampa do frasco.
O que podemos concluir já de início é que o ar ou um de seus componentes tem participação direta no processo químico que resulta na formação da substância azul, justamente pelo fato de que o tempo de duração do efeito que causa a mudança de cor, ser de algumas horas, ou seja, o efeito só ocorre enquanto existir o componente, após ele ser consumido, o efeito acaba e a mudança de cor não mais acontece.
A agitação realizada com o frasco só aumenta o contato e a dissolução do ar no líquido e permite que a reação química ocorra em toda a massa do líquido.
Resumidamente podemos concluir o que acontece nesse experimento, da seguinte maneira:
  •          Alguns experimentos que utilizam mais recursos determinam que a glicose em meio alcalino, é redutora, ou seja, cede elétrons. Nesse caso então, ela reduz lentamente o azul de metileno até leuco-metileno, que é incolor. Durante a agitação, o gás oxigêio presente no ar se dissolve no líquido e rapidamente oxida o leuco-metileno até azul de metileno novamente (oxidar = receber elétrons), sendo este reduzido a leuco-metileno durante o repouso, fechando o ciclo.
  •          O que podemos verificar é que o leuco-metileno não é consumido na reação globar, por ser apenas um intermediário que se regenera em seguida na reação, desempenhando então a função um catalisador.
  •          Esta reação é uma das poucas onde se pode observar claramente e visualmente o papel do catalisador, já que ele produz um intermediário (a substância azul) que reage em seguida e regenera o catalisador (leuco-metileno).
  •           As substâncias consumidas nesta reação são o oxigênio e a glicose.


Obs.: O oxigênio é o componente do ar atmosférico que também se dissolve na água dos lagos, rios e mares, pois é esse oxigênio que os peixes respiram através de suas brânquias. Outra utilização do oxigênio, é no sabor característico da água, podemos verificar isso ao bebermos uma água recentemente fervida, por ter perdido os gases que estavam dissolvidos, tem um sabor diferente. Para que esse sabor volte ao normal basta agitar esta água com uma colher

E por hoje é só pessoal. Voltarei na próxima semana com mais um experimento interessante. Espero que tenham curtido este e os anteriores também. Aceito sugestões, críticas, comentários, etc. Fiquem à vontade. Beijos e até mais.

REFERÊNCIAS






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