quinta-feira, 29 de março de 2012

O QUE FAZ A BORRACHA APAGAR?


Bolsista: Gisléia Chaves

            Olá pessoal do Quipibid! A matéria de hoje nos traz informações interessantes sobre esta companheira inseparável do lápis.
 
A borracha está constantemente presente nas vidas dos estudantes. Ela pode se apresentar de várias formas, de várias cores e algumas possui até cheiro de frutas. Mas, o mais importante é que desde a mais simples até a mais sofisticada, todas elas possuem a função de apagar. A mesma é considerada um objeto escolar fundamental para estudos em geral e também um instrumento de trabalho em muitas profissões, como por exemplo: engenheiro, arquiteto, entre outras.
            Para entendermos o porquê de a borracha apagar o grafite, é necessário estudarmos os componentes destas substâncias. Ela pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore seringueira), dando origem a borracha natural e é através dela que são fabricados objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas, com o objetivo de evitar à exploração de árvores, atualmente, a borracha é fabricada a partir do petróleo.
            Na composição da borracha, encontramos o polímero poli-isopreno e outros compostos: enxofre, óleos. Vamos conhecer agora as utilidades destes ingredientes:
Todos nós sabemos que a escrita no papel só acontece por causa do depósito de grafite sobre a mesma. Existe uma força de adesão entre o grafite com a folha de papel, e a borracha entra para quebrar as moléculas que deram origem a esta ligação. Então, a grafite se adere à borracha.
            Vocês já perceberam que quando apagamos uma escrita, a borracha fica limpa novamente?
            Pois é, isso acontece porque a grafite não tem pela borracha a mesma força de adesão que tem com o papel. Tudo isso é explicado pela composição, pois a borracha possui entre seus componentes, enxofre e óleos especiais, que fazem com que a grafite se desprenda com facilidade da superfície.

            Até a próxima!!!!!!!!!!!!!!!!


BEBÊS SEQUINHOS E BRINQUEDOS QUE CRESCEM COLOCADOS NA ÁGUA

O que eles têm em comum???

Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis


 
MATERIAIS UTILIZADOS
  •          Fraldas descartáveis com gel absorvente
  •          Tesoura
  •          Saco plástico com fecho
  •          2 copos plásticos transparentes
  •          Palito de madeira
  •          Água
  •          Sal
PROCEDIMENTOS
  •          Para esse experimento não usaremos as fraldas propriamente ditas, mas o gel que contém dentro delas. Por isso, iremos em seguida retirar esse gel.
  •          Para recolher os flocos desse gel absorvente, corte a fralda em tiras de 2 a 3 cm de largura. Coloque as tiras dentro do saco plástico com fecho. Agite o saco plástico até que os flocos de gel (como um pó branco) acumulem no fundo, separados do algodão e outros materiais da fralda.
  •          Obs.: Evite respirar as fibras de algodão presentes no interior da fralda.
  •          Em um dos copos coloque cerca de uma colher de café do gel coletado. Acrescente um quarto do copo de água. Coloque o copo de cabeça para baixo. Repare no que aconteceu.
  •          No segundo copo, coloque a mesma quantidade do gel coletado e da água, em seguida coloque um pouco de sal sobre a mistura e novamente veja o que aconteceu.
  •          Obs.: O gel contido nas fraldas pode ser irritante da pele, portanto lave bem as mãos após manuseá-lo.
HÁ UMA EXPLICAÇÃO PARA ISSO...
As fraldas descartáveis superabsorventes contém um pó branco espalhado entre suas fibras de algodão. Este material pode absorver mais de 800 vezes seu peso em água destilada. Isso ocorre porque a água fica presa dentro desse material e, desde que se tome cuidado, o copo pode ser invertido sem que ela caia.
Para entendermos o que aconteceu, teremos que entender o processo de absorção e para isso precisamos conhecer a estrutura do polímero constituinte nos flocos de gel superabsorventes. Este polímero é o poliacrilato de sódio, que não é tão diferente dos demais polímeros já conhecidos por nós.
 


Como podemos ver, ele incorpora em suas longas cadeias grupos carregados negativamente que são contrabalanceados por íons sódio, de carga positiva. Por sua vez, os íons sódio podem ser hidratados, ou seja, cercados por moléculas de água.
Quando isso acontece, o polímero “incha”, aumentando o volume devido o fato de a água tentar solubilizar todos os íons sódio presentes no polímero.
Esta diferença na concentração de íons no interior e no exterior do polímero dá origem ao fenômeno da osmose, no qual a água no exterior vai penetrando no polímero para tentar igualar esta diferença de concentração.
Por isso, quando o polímero tem de absorver a água que já contem certa quantidade de sais (água da torneira, urina, etc.), ela absorve menos água por massa de polímero, e assim a diferença de concentração se torna muito menor.
No momento em que colocamos sal sobre o gel a tendência se inverte e o gel perde água, se desidratando.
Esse é o mesmo processo que ocorre em pedaços coloridos de polímero usados em brinquedos, nos quais pequenos animais crescem ao serem colocados em água.

Mais um experimento postado, e espero que estejam curtindo nosso blog e é claro a minha coluna. Estou sempre aguardando sugestões, críticas e até elogios de vocês que são as pessoas mais importantes para nós. Até a semana que vem, se Deus quiser...



REFERÊNCIAS
MATEUS, Alfredo Luis, QUÍMICA NA CABEÇA: Experiências especulares para você fazer em casa ou na escola. 3ª impressão, Belo Horizonte: UFMG, 2008.