sexta-feira, 27 de abril de 2012

Zircônio (Zr)


Bolsista: Leonice Paraguai
Olha pessoal! Estou de volta novamente para falar um pouquinho de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do Zircônio (Zr), é um metal azul escuro, refratário, alta dureza e resistente a corrosão. Embora formas de Zircônio (Zr) fossem conhecidas desde os tempos bíblicos, o químico alemão Klaproth, só isolou o óxido do Zircônio (Zr) em 1789, de um material originário do Ceylão. O metal impuro foi isolado por Berzelius mais tarde, em 1824.
O Zircônio ocorre na litosfera, aproximadamente 0,2% na forma do minério zircão (ZrSiO4) ou baddeleyita (ZrO2), os mais importante. Em temperatura ambiente o Zircônio (Zr) não reage com inúmeros reagentes químicos e é resistente à corrosão. Uma película de óxido (ZrO2) é formada na superfície quando em contato com o ar, agindo como protetora de superfície. Em temperaturas elevadas ele é lentamente atacado por ácido fosfórico (H3PO4), ácido sulfúrico (H2SO4) e água-régia e reage facilmente com o hidrogênio (H2), oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e halogênios.

“ORÉGANO X CÂNCER DE PRÓSTATA”


Bolsista: Alessandro R. Barbosa

            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre pesquisa norte-americana que diz que o orégano pode ser uma nova arma contra o câncer de próstata.




NOTÍCIA:

            Uma pesquisa norte-americana apresentada nesta terça-feira (24) mostra que o orégano pode ser usado para tratar o câncer de próstata. A propriedade vem de uma substância presente na folha chamada "carvacrol".
            A equipe liderada por Supriya Bavadekar, da Universidade de Long Island, nos EUA, descobriu que o carvacrol interage com o tumor na próstata. A substância leva ao “suicídio” das células cancerosas – o suicídio em questão é um processo conhecido como "apoptose", a morte programada da célula.
           

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Àcido fosfórico

                                                                                               Bolsista: Ana Lúcia Miranda

          Também conhecido como ácido ortofosfórico é um composto químico com fórmula molecular H3PO4, é considerado o ácido mais fraco, dentre os minerais, dos ácidos derivados do fósforo é o mais importante. A maioria dos químicos refere-se ao ácido ortofosfórico somente como ácido fosfórico, no qual é o nome dado pela IUPAC para o composto, é utilizado o prefixo orto para distinguir dos outros ácidos fosfóricos que são chamados de polifosfóricos.    


             O ácido fosfórico anidro puro, é um solido branco em temperaturas e pressão ambiente que pode fundir a 42.35Cº assim formando um líquido incolor e viscoso, tem ponto de ebulição 158ºC, por ser bastante solúvel em água e etanol, está molécula é muito polar.
          O ácido H3PO4 pode ser produzido industrialmente por duas maneiras: via úmida, via seca.
        A responsável pela maior parte da produção industrial desse ácido é a via úmida, são utilizadas neste processo rochas sedimentares que contenham fosfatos de cálcio, portadoras do mineral apatita (Ca4(PO4)3(X2), sendo que X pode ser F, OH ou Cl, que irão reagir com ácido sulfúrico (H2SO4), neste processo os subprodutos serão CaSO4(gesso, anidrita) e o H2SiF6(ácido fluorossilícico).

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lei de Charles


Bolsista: Leidiane R Rosa
Você já deve ter ouvido falar em calibrar os pneus, mas sabe por que fazer isso? Sabe por que tem que ser feito pela manhã?
É devido à pressão dos gases que há nos pneus.
Mas quem sabe explicar direito por que isso acontece é Charles.
Jacques Alexandre César Charles nasceu em Beaugency em 1746, físico, químico, estudou matemática e ciências, foi funcionário público. Foi o inventor pioneiro do uso do gás hidrogênio para encher balões aerostáticos, utilizava-se apenas ar quente.
Impressionou-se com os experimentos científicos de Benjamin Franklin durante sua passagem por Pais, e passou a se dedicar à física e logo começou a publicar sobre o assunto (1781). Junto com seu irmão o físico e aeronauta francês Nicolas Robert (1758-1820); foi o primeiro a usar hidrogênio e subir em balões enchidos com esse gás (1783). Também desenvolveu experimentos com eletricidade, tornou-se presidente do setor experimental da Académie (1816) Entrou para a Académie des sciences (1785) e foi professor de física experimental do Conservatoire des Arts et Métiers. E morreu em Paris em 1823.

Pílulas da beleza


Bolsista: Eliana
          Amigos Quipibid, quem diria que além dos cosméticos para nos embelezarmos, teríamos também cápsulas para nos tornar pessoas mais bonitas. São os chamados nutricosméticos, que visa cuidar da pele.
         Alguns apresentam em sua composição o elemento selênio, que se associa com macromoléculas para formar compostos antioxidantes.
Selênio é um elemento Químico de Símbolo Se, número atômico 34 e com massa atômica 78. Em condições normais de temperatura encontra-se no estado sólido. É um não metal de família VIA. É encontrado no solo.
Macromoléculas é uma molécula orgânica gigantesca, de elevada massa molecular relativa. São denominadas polímeros. Moléculas são espécies químicas eletricamente neutras constituídas por pelo menos dois átomos.
             Além de vitaminas C e E é possui uma enzima denominada superóxido- dismutase em sua composição.
Superóxido- dismutase são enzimas antioxidantes que são produzidas dentro do corpo que

sábado, 21 de abril de 2012

“A QUÍMICA E O NAUFRÁGIO DO TITANIC”


Bolsista: Alessandro R. Barbosa

       Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre expedição que revelou formações de óxido penduradas no enorme navio, causadas por bactérias que podem acabar com restos do Titanic em 30 anos, segundo estudo.
NOTÍCIA:
        Em menos de 30 anos pode não haver mais nada do Titanic, advertiu nesta terça-feira (10) a cientista Henrietta Mann, que investiga há quatro anos as bactérias que devoram o casco do transatlântico naufragado em 1912.
A pesquisadora Henrietta Mann exibe amostra de metal retirado do Titanic (Foto: AFP)
     Uma expedição científica que chegou em 1991 aos destroços do naufrágio, a 3.800 metros de profundidade no Atlântico Norte, revelou formações de óxido de aparência similar a estalagmites penduradas no enorme navio (vide foto acima).
     Mann, bióloga e geóloga da Universidade de Dalhousie em Halifax, Canadá, obteve amostras do Instituto Bedford de Oceanografia e após examiná-las com microscópio eletrônico descobriu que não se trata de um processo de oxidação, mas sim da ação de bactérias.

Tântalo (Ta)


Bolsista: Leonice Paraguai
 Olha pessoal! Estou de volta novamente para fala um pouquinho mais de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do elemento Tântalo (Ta), um elemento pouco conhecido, mas um elemento importante em diversos aspectos como foi muito citado na matéria do Nióbio (Nb) da semana passada, então vou falar da sua importância para o homem e o meio ambiente. O Tântalo (Ta) foi descoberto em 1902 pelo químico sueco Anders Gustaf Ekeberg em minerais finlandeses e suecos.
É um metal cinzento, muito duro e pesado, está entre os cincos elemento de mais alto ponto de ebulição. Apenas o Tungstênio e o Rênio têm ponto de fusão mais alto que o do Tântalo (Ta). É encontrado quase sempre misturado com o Nióbio (Nb) e seu minério principal, a tantalita (FeTa2O6), à qual muito se assemelha quimicamente.
É utilizado em circuitos elétricos miniaturizados, em filamentos de lâmpadas e na cirurgia de ossos e nervos, também é usado principalmente em capacitores eletrolíticos e em equipamentos resistentes à corrosão, como os instrumentos cirúrgicos. Os capacitores de Tântalo ( Ta) têm capacitância por unidade de volume, propriedade responsável por sua extensiva  utilização em circuitos elétricos miniaturizados. Devido ao seu alto ponto de fusão, o óxido de tântalo é muito usado na fabricação de lentes. O Tântalo é empregado ainda em reatores nucleares, em partes de mísseis, motores de aviões a jato e filamentos de lâmpadas.

domingo, 15 de abril de 2012

POR QUE AS FORMIGAS NÃO GOSTAM DE ADOÇANTE ARTIFICIAL?


 Bolsista: Gisléia Chaves

Oi pessoal do Quipibid! A matéria de hoje vai nos esclarecer esse fato curioso que acontece com as formiguinhas.

 
As formigas estão presentes no nosso cotidiano, podemos encontrá-las no jardim, em algum cantinho da casa e principalmente na cozinha, pois elas adoram o gostinho doce do nosso tradicional açúcar. Mas porque as formigas gostam tanto do açúcar e não gostam do adoçante?
            A diferença está na composição. Um dos alimentos preferidos das formigas são os carboidratos, e a sacarose sólida que consumimos na forma de açúcar é rica dessa substância. As calorias provenientes do consumo de sacarose fornecem a energia necessária para a sobrevivência da espécie.
            A pequena quantidade de açúcar que as formigas consomem é suficiente para as manterem em movimento, pois cada grama de sacarose fornece 4 kcal para as pequeninas.
            Os adoçantes artificiais possuem uma capacidade maior de adoçar, 300 vezes mais do que o açúcar. Eles contêm sacarina, uma substância que não é metabolizada pelo organismo. É por esse motivo que as formigas não se interessam pelos adoçantes, pois a sacarina não produz nenhuma energia.
            Se você observar, as formiguinhas precisam de muita energia porque elas trabalham bastante. Então elas preferem o açúcar que fornece a energia que elas precisam.
 
Esta é a fórmula estrutural e a tridimensional da sacarina.

Até a próxima!!!!!!!!

Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/formigas-gostam-adocante.htm