sábado, 30 de junho de 2012

Mercúrio (Hg)

                                                                                                                          Bolsista:Leonice Paraguai

 
Olha pessoal!!! Na matéria de hoje vou levar algumas informações sobre o “Elemento Químico”, que é considerado um vilão ao meio ambiente e principalmente o ser humano. Como nós já sabemos o Mercúrio (Hg) é o único metal liquido à temperatura ambiente. Isso pode ser explicado pela energia de ionização muito grande, que dificulta a participação dos elétrons na formação das ligações metálicas. O liquido tem uma pressão de vapor apreciável, à temperatura ambiente.  Por isso, superfícies expostas de Mercúrio (Hg) devem sempre ser cobertas (por exemplo, com tolueno). Para impedir sua vaporização e, consequentemente, o risco de intoxicação. O Mercúrio (Hg) gasoso tem um comportamento incomum, pois é constituído por umas espécies monoatômicas, como os gases nobres.

Quilograma-Padrão


                                                                            Bolsista:Leidiane Rodrigues
 
Olá coleguinhas do blog, como observamos na matéria anterior utilizamos as medidas para todas as grandezas, inclusive na Química.
Na Química, os químicos utilizam várias grandezas, como: massa, volume, densidade, pressão, temperatura, calor, solubilidade, para reproduzir as transformações naturais em laboratórios.
Em química trabalhamos em pequenas escalas, no laboratório de química utilizamos muito o litro (L) e o mililitro (mL), o grama (g) e o miligrama (mg),o Sistema Internacional de Unidade e a IUPAC, adota o quilograma como padrão de medida de massa.
    




O padrão de quilograma atual foi definido em 1889 pela primeira vez, e correspondia à massa de um cilindro feito com 90% de platina e 10% de irídio, com 3,917 de diâmetro iguais e 3,917cm de altura. Este pequeno cilindro esta quadrado na sede do Bureau Internacional de peso e Medidas (BIPM), na França. Foram feitos 80 cópias de referencias do quilograma-padrão e espalharam pelo mundo.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O LÍQUIDO QUE NÃO MOLHA


Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá pessoal do Quipibid! Vocês devem estar achando estranho esse título, não é mesmo? Pois bem, através das informações da matéria de hoje nós iremos conhecer esse líquido misterioso.
                  

            Será que existe mesmo um líquido que não molha? Existe sim, porém, depende da composição química do líquido e da superfície onde ele é colocado.
             O líquido que estamos nos referindo é o mercúrio. Ele é um elemento químico de número atômico: 80 e massa atômica: 200.5. Pertence ao grupo 12 da tabela periódica e faz parte da classe dos metais de transição. É um líquido prateado, não é um bom condutor de calor, é insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Com o aumento da temperatura, o mercúrio se transforma em vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. É um produto perigoso quando inalado, ingerido ou em contato com a pele.
            O mercúrio é um metal líquido a temperatura ambiente, porque seu ponto de fusão é -38,87°C, mas em compensação seu ponto de ebulição é 356,58°C. A diferença entre as forças de coesão e as forças de adesão é o que determina.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Couros para nossas utilidades e vaidades

Bolsista Eliana


         Oi seguidores do blog Quipibid! Vocês sabem que os calçados, bolsas, cintos entre outros produtos de couros que utilizamos em nosso dia-a-dia para nos embelezarmos envolvem a Química?
         O couro é um produto natural decorrente das condições da criação dos animais e do processo de industrialização do mesmo.  O processo  que consiste em transformar a pele em couro está dividida em quatro grupos: ribeira, curtimento, recurtimento e acabamento. Hoje vamos falar apenas sobre a ribeira e o curtimento.
           Ribeira- consiste em operações em meio aquoso que hidratam, limpam, depilam e preparam a pele para curtir.
        Curtimento- é um processo que consiste na transformação das peles, pré-tratadas na ribeira, em matérias estáveis e imputrescíveis, ou seja, couro. Ele pode ser classificado em 2 tipos principais: mineral e vegetal .

Mineral

          O processo ao cromo é feito com um só banho, onde as peles preparadas são colocadas num banho de sal com ácido sulfúrico, logo após, são tratadas por uma solução de dicromato de sódio. Depois das peles serem saturadas pela solução de dicromato são tratadas por uma solução de tiossulfato de sódio num tambor de redução.
Ácido sulfúrico- de fórmula química H2SO4, líquido incolor viscoso e oxidante;


Dicromato de sódio-fórmula química Na2Cr2O7 produto fortemente oxidante, tóxico e corrosivo. 


Tiossulfato de sódio- de fórmula química Na2S2O3.


Vegetal

         As peles preparadas são tratadas com ácidos orgânicos, para neutralizar qualquer traço de cal residual, as peles curtidas são imersas num tanque contendo extratos concentrados de tanino.
Taninos- são polifenóis de origem vegetal. Eles inibem o ataque de microorganismo indesejáveis.


         Que interessante caros leitores da Química da Beleza! Hoje pudemos ver mais produtos que envolvem vários processos da química.

Fontes:
http://www.infoescola.com/quimica/acido-sulfurico/
http://acidossulfurico.blogspot.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dicromato_de_s%C3%B3dio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiossulfato_de_s%C3%B3dio
http://es.wikipedia.org/wiki/Tanino










“FOGO CASTIGA ESTADOS AMERICANOS”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

        Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre a onda de incêndios nos EUA, sendo que tais incêndios são identificados por satélites da Nasa. 

Fogo atinge quatro estados americanos nesta semana e é captado por satélite (Foto: Jeff Schmaltz /Nasa)

NOTÍCIA:
            O satélite Aqua da agência espacial americana (Nasa) detectou esta semana focos de incêndio em quatro estados do oeste dos EUA: Colorado, Nevada, Arizona e Novo México.
            O sistema do satélite, chamado de Sondador Atmosférico Infravermelho, é capaz de perceber a presença de calor. Ele é usado normalmente para identificar a temperatura das nuvens, da Terra e da superfície do mar.
            Na imagem, as chamas aparecem na cor vermelha e a fumaça, em um rastro cinza. Ela foi gerada do Centro Espacial Goddard da Nasa, em Maryland.
            Os incêndios no Colorado foram iniciados por um raio e, até sexta-feira (22), tinham queimado mais de 189 casas, segundo informou o Serviço Florestal dos EUA no Inciweb, sistema online que rastreia incidentes como esses.
            No sul do Colorado, o fogo começou com um relâmpago no dia 13 de maio, na Floresta Nacional de San Juan. Na imagem, onde está escrito Little Sand Fire, aparece uma nuvem espessa de fumaça.
            Bem, caros amigos e seguidores do QUIPIBID hoje trago para vocês alguns aspectos químicos do fogo. Isso mesmo, hoje nós vamos ver que a Química está presente até no fogo! Espero que gostem e bons estudos.
            Como nós sabemos o fogo é essencial para o ser humano, haja vista que foi através do domínio do fogo que o homem passou a modificar o ambiente em seu favor. Exemplo disso é que o homem passou a se aquecer, se proteger com a fabricação de armas, preparar seus alimentos, etc.
            O fogo, cientificamente falando, é um fenômeno físico e químico que resulta da rápida combinação de um comburente com um combustível emitindo calor, luz e geralmente chamas.
            Do ponto de vista químico, este se trata de uma reação de combustão. A combustão é uma reação de uma substância (combustível) com o oxigênio (O2) (comburente) presente na atmosfera, com liberação de energia, ou seja, exotérmica.
            Tais condições para que haja combustão pode ser descrita através do triângulo fogo, que pode ser visto na figura abaixo:


           Praticamente todos os combustíveis utilizados são orgânicos, como: a gasolina, o álcool etílico, o acetileno e o metano. Já entre os comburentes o oxigênio é o mais usado, dado o fato de reagir com um número muito grande de substâncias.
          Em uma reação de combustão estequiométrica ideal há a formação só de CO2 e H2O como produtos.
            Até semana que vem e lembrem que a Química está por toda a parte!
Fontes:
-http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/06/satelite-da-nasa-identifica-incendios-em-quatro-estados-americanos.html
-http://www.cesnors.ufsm.br/professores/oscar/textos-didaticos/incendios-florestais/A%20Quimica%20do%20Fogo.pdf
- USBERCO, João. Química - volume único. - 5.ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2002





sábado, 23 de junho de 2012

Cério (Ce)

Bolsista: Leonice Paraguai

Olha pessoal! Estou de volta outra vez, para levar algumas informações sobre mais um “Elemento Químico”. Hoje vamos conhecer um pouquinho do Cério (Ce), um elemento muito utilizado em várias áreas, no inicio das pesquisas não imaginei tanta utilização desse elemento que quase não é mencionado, mas o cério é o mais abundante das Terras Raras. Sua abundância na crosta terrestre é da ordem de 60 ppm,o que o torna o 26º elemento em frequência de ocorrência,sendo quase tão abundante quanto o cobre e níquel. Apesar de o cério ser o lantanídeo de maior ocorrência, é encontrado em muitos minerais  somente em níveis traço, sendo a bastinasita e monasita os minerais  mais  importantes como fonte de cério   e suprem a maior parte  da demanda mundial deste elemento 1-6. Estes dois minerais, dependendo da localidade dos depósitos, possuem cerca de 65-70%  (bastinasita) e 49-74%  (monasita)de terras céricas (La-Gd), sendo que,considerando-se a porcentagem de lantanídeos na bastinasita e monasita como 100%, a quantidade de CeO2 corresponde a aproximadamente 49-47%,respectivamente.
O único lantanídeo no estado (+IV), que persiste em solução e tem uma química em solução aquosa é o íon Ce+. É raro encontrar íon com carga 4+ em solução. A carga elevada do íon leva a uma intensa hidratação. Assim, exceto em soluções fortemente ácidas, o íon Ce4+ se hidrolisa formando espécies poliméricas e H+. Soluções de Ce (+IV) são largamente usadas como oxidante em análise volumétrica, no lugar de KMnO4 e K2Cr2O7. Na análise clássica, as buretas devem ser lavadas com ácido, pois caso água seja utilizada, corre-se o risco de haver certo grau de hidrólise. Soluções aquosas de Ce (IV) podem ser preparadas oxidando-se uma solução de Ce3+ com um agente oxidante muito forte, tal como perodissulfato de amônio, (NH4)2S2O8.
O íon Ce  (+IV)  também é usado em síntese orgânica, por exemplo, a oxidação do carbono alfa de alcoóis, aldeídos e cetonas. Os compostos mais comuns são   CeO2   (branco quando puro) pode ser obtido aquecendo-se o metal, Ce (OH)3 ou CeIII2 (oxalato)3 , ao ar. O CeO2 tem uma estrutura do tipo da fluorita. É insolúvel em ácidos e álcalis, mas dissolve-se quando reduzido a Ce3+. Os compostos de cério têm um enorme potencial para aplicação em diversas vertentes tecnológicas, principalmente devido a algumas de suas propriedades, tais como faixa de potencial redox, alta mobilidade de oxigênio na rede cristalina, alta afinidade por compostos contendo oxigênio, nitrogênio e enxofre. Algumas dessas aplicações são mostradas no fluxograma da Figura 1.


Bom pessoal! Estarei de volta na próxima semana com mais um “Elemento Químico”. Uma ótima semana para todos e lembre-se você sozinho não é capaz de mudar o mundo, mas se você fizer sua parte, estará contribuindo para um mundo melhor.

Referência:
Lee, J. D. Química inorgânica não tão concisa, 5ª ed. São Paulo: Blucher.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000800035


quinta-feira, 21 de junho de 2012

TINGINDO TECIDO SEM TINTA



Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
MATERIAIS UTILIZADOS
* Plástico para forrar a área de trabalho
* Tecido colorido de algodão
* Água sanitária
* Água
* Garrafa com borrifador
* Objetos pequenos para cobrir a parte que será colorida (lembrando que a figura do objeto, ficará no tecido, por exemplo: chaves, folhas, copo, etc.).

PROCEDIMENTOS
* Vamos preparar primeiramente a área de trabalho: Forre uma mesa, ou mesmo o chão com o plástico a fim de evitar que a substância usada cause algum dano ao móvel ou ao piso. Lembre-se de usar roupas velhas ou um avental.
* Pegue o tecido colorido escolhido para fazer a arte, molhe e torça bem para retirar o excesso de água. Em seguida estique-o na área de trabalho que você preparou anteriormente, tomando o cuidado para que não haja rugas nem dobras.
* Cubra o tecido com um objeto ou alguns objetos, lembrando que a imagem desses ficará no tecido.
* Agora vamos preparar a solução de água sanitária: Dilua 1 parte do alvejante para 1 parte de água e coloque a solução na garrafa com borrifador.

O QUE É QUÍMICA ORGÂNICA?


Bolsista: Litton Jr.

Olá blogueiros do QUIPIBID, hoje estaremos estreando uma nova coluna no nosso blog chamada Compostos Orgânicos. Então estarei fazendo uma introdução sobre a química orgânica para vocês...
A expressão composto orgânico surgiu para designar substancias produzidas por organismos vivos, animais ou vegetais. Mas devido a inovações dentro da química essa expressão não é mais utilizada com esse significado.
 Química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos que contêm carbono, chamamos de compostos orgânicos. A química orgânica tem um papel importantíssimo nos processos que ocorrem nos seres vivos, os compostos orgânicos também são bastante utilizados na indústria farmacêutica e cosméticos, ou seja. É um assunto em continuo desenvolvimento e muito presente no nosso cotidiano.

Quanto pesa uma nuvem? (Videoteca: TV Escola)


Bolsista: Mônika
Hoje iremos discutir sobre um vídeo que foi transmitido pela TV Escola, no quadro sala de professor onde estavam presentes os professores de química e física, comentando o vídeo e explicando a ciência e os conceitos das disciplinas contidas, e mostraram como construir uma estação meteorológica dentro das escolas.
O documentário conta a história dessa ciência que há séculos tem evoluído, a meteorologia uma das ciências bastante comentadas no cotidiano, ela é uma área do conhecimento que envolve a analise de dados atmosféricos, geográficos, marinhos e muitos outros.
O conteúdo abordado pelos professores foi por meio de uma experiência realizada com materiais alternativos, riscando um fosforo dentro de uma garrafa Pet, e fazendo pressão com uma bomba, e ao abrir a garrafa  foi observado a presença de uma pequena nuvem.

O QUE DÁ SABOR ÀS BALAS DE GOMA?


Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia pessoal do Quipibid! Através das informações contidas na matéria de hoje, vamos entender o que nos faz sentir o sabor dessas delícias que fazem parte do nosso dia a dia.                                                                                                              
 

            Dificilmente você vai ouvir alguém dizer que não gosta de balas, pois o sabor agradável das mesmas conquista todo mundo, principalmente as crianças. Hoje, vamos conhecer o processo que nos possibilita sentir o delicioso sabor das balas e doces.
            Se alguém vedar os seus olhos e colocar na sua boca um alimento que você não viu qual é, muito provavelmente ao mastigar esse alimento você será capaz de identificá-lo pelo gosto. No entanto, quando estamos resfriados, isso se torna mais difícil ou até impossível.         Querem saber por quê? Então, fiquem atentos nas informações a seguir.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

“A VOLTA DAS SACOLINHAS PLÁSTICAS EM SP”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

     Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre a suspensão de acordo que proibia sacolinhas em mercados de SP, segundo Plastivida.



NOTÍCIA:
        O Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo decidiu nesta terça-feira (19) não homologar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que proibia a distribuição de sacolas plásticas no estado, fazendo com que o acordo deixe de ter validade, segundo o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida). Com isso, de acordo com o órgão, os supermercados terão que voltar a distribuir as embalagens gratuitas para as compras. O instituto é um dos autores da petição contra a homologação do TAC. O Ministério Público ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
       O TAC foi firmado entre o MP, o Procon-SP e a Associação Paulista de Supermercados (Apas), e passou a valer em abril deste ano. Todos os TACs, após serem firmados, são encaminhados para o Conselho Superior do MP que, neste caso, julgou que ele não é válido.
     A petição contra a proibição das sacolinhas foi feita pelo Plastivida, pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idecon) e pelo SOS Consumidor. Para o Plastivida, o preço das sacolinhas já estava embutido no valor dos produtos, e por isso os consumidores devem ter acesso às embalagens. Ainda segundo a assessoria de imprensa do órgão, com a suspensão da validade do acordo os supermercados terão que voltar a fornecer as sacolinhas, ou poderão ser acionados pelos órgãos de defesa do consumidor.
        A assessoria de imprensa da Apas informou que a associação ainda não tem nenhum posicionamento sobre o assunto e que não teve acesso à decisão.
         O Procon-SP informou que ainda não foi informado oficialmente sobre a decisão.
         A suspensão da distribuição das sacolinhas descartáveis é discutida desde o ano passado. Em maio de 2011, a Apas firmou acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo prevendo a extinção da embalagem nos 1.250 supermercados representados pela Apas - entre eles as principais redes.
        A proibição do uso começou em janeiro de 2012. No entanto, os supermercados começaram a cobrar pela venda de sacolas biodegradáveis. O Ministério Público e o Procon intervieram.    Foi determinado o fim definitivo da venda das sacolas biodegradáveis - porque também são descartáveis - e um prazo de dois meses para os consumidores se adaptarem. Algumas lojas criaram pontos específicos para retirada dessas caixas, que deverão continuar existindo. O TAC também obrigava os supermercados a venderem, até agosto, um modelo de sacola reutilizável por até R$ 0,59.
      Apesar do acordo, muitos supermercados, principalmente em áreas mais periféricas da capital paulista, continuaram distribuindo sacolas plásticas normalmente para seus clientes.
     Bem, caros amigos e seguidores do QUIPIBID hoje trago para vocês alguns aspectos químicos dos polímeros , mas em especial das sacolinhas plásticas, que ainda são distribuídas normalmente na maior parte do país, apesar de iniciativas de proibição como no estado de São Paulo, espero que gostem e bons estudos.
       Vocês sabem me dizer o que a celulose (plantas), caseína (proteína do leite), o látex natural, a seda, o PVC, o náilon, o acrílico, pára-choques de alguns automóveis, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, as sacolinhas plásticas, entre outros têm em comum? A resposta é que todos são polímeros.
      Polímeros são macromoléculas que são obtidas pela combinação de um grande número de pequenas moléculas que são chamadas de monômeros. Daí vem o nome polímeros
(do grego poli = muitos + meros = partes).
       Os polímeros podem ser naturais e artificiais.
       Os polímeros naturais, como o próprio nome diz, são aqueles encontrados na natureza como: a celulose (plantas), caseína (proteína do leite), o látex natural, a seda, fios de teia de aranha, entre outros.

Látex natural

       Com a intenção de copiarem os polímeros naturais, os químicos criaram os polímeros artificiais, como o polietileno, o teflon, o náilon, o PVC, a borracha sintética, o poliéster, o acrílico, entre outros. Os polímeros artificiais são denominados plásticos.


     As sacolinhas plásticas são resultado da reação de polimerização do etileno ou eteno, ou seja, o polietileno. Veja abaixo uma reação que nos ajuda a entendermos o processo:


      Por serem materiais de baixo custo, versáteis, boa resistência, boa aparência, como as sacolinhas plásticas, os plásticos obtiveram um sucesso crescente quanto ao seu uso. Contudo, o seu maior problema é a poluição que estes podem causar ao meio ambiente a longo prazo, já que podem permanecer por anos sem ser degradado. No caso das sacolas plásticas este tempo pode chegar a 100 anos.
        Até semana que vem e lembrem que os plásticos devem se usado com consciência, ok?

Fontes:

-http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/06/acordo-que-proibia-sacolinhas-em-mercados--e-suspenso-diz-associacao.html
- http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a03.pdf
- http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/quimica/9bpolimerosg.pdf
- USBERCO, João. Química - volume único. - 5.ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2002.
- REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 3, Editora FTD, 2011. 





Processo Industrial do Cloro (Cl)

Bolsista: Ana Lucia Miranda


Fábrica de Cloro (Maceió-AL)


      Olá caros leitores! Vocês sabem como é produção do Cloro? Nesta matéria iremos saber todo processo, para obter esse elemento que é muito essencial no cotidiano de todos.
       Em 1774 o químico polonês Karl Wilhenlm Scheele obteve pela primeira vez o Cloro (Cl2), reagindo ácido clorídrico (HCl) com dióxido de manganês (MnO2), a reação obtida foi um gás esverdeado de cheiro irritante e forte.



      No mundo, a cada ano, são produzidos cerca de 36 milhões de toneladas de Cloro, onde são transformados em produtos essenciais para a vida diária. A principal matéria prima para obtenção do cloro em escala industrial é o cloreto de sódio (NaCl) aquoso, para produzir o cloro é empregado o sal-gema, originários de depósitos subterrâneos, pois o sal marinho contem muitas impurezas que inviabilizam o processo.
      O principal processo industrial para obtenção de cloro é a eletrólise de solução aquosa de NaCl que fornece alem de cloro, duas diferentes substancias importantes, o gás hidrogênio e o hidróxido de sódio.
      No processo inicial é necessária a preparação e purificação da salmoura, o sal gema é dissolvido em água e a solução é submetida a um processo de purificação, pois contem impurezas que precisam ser eliminadas, tais como sulfatos de cálcio e manganês e sais de ferro. Esse processo pode ser realizado adicionando substâncias que iram reagir com íons indesejáveis que formaram compostos insolúveis, esses compostos iram precipitar e serão separados por filtração da salmoura.
   Após ser purificada a salmoura então é disposta em cubas eletrolíticas sofrendo a passagem de corrente elétrica que desencadeia a seguinte reação química global:



    No Brasil em 2007 foram produzidas 1229.464 toneladas de gás cloro, no pais existe cerca de 8 plantas industriais de produção de cloro e hidróxidos de sódio que respondem por 60% de todo o mercado latino-americano.
     É necessário ressaltar que o cloro é um gás verde-amarelado, de cheiro sufocante, muito tóxico e venenoso, foi usado como arma química, é usado no tratamento de água porque possui forte ação bactericida, também é muito utilizado na fabricação de plásticos com PVC. Na indústria alimentícia também é utilizada substancias clorada para conseguir a coloração branca da farinha de trigo. 
      Espero que tenham gostado e boa leitura!


Referências:
Martha Reis
1º edição
São Paulo 2010   





domingo, 17 de junho de 2012

Adeus vasinhos indesejáveis

Bolsista Eliana





     Tire este terror de suas cabeças de não poder mostrar suas pernas usando shorts, vestidos entres outros. Porque vasinhos e varizes são problemas que vocês podem ficar calminhos, pois a Química poderá lhe ajudar. Existem técnicas seguras e eficazes que são capazes de acabar com este problema.
    O melhor tratamento vocês terão que levar em consideração cada caso. Algumas recomendações para evitar o aparecimento é controlar o peso e malhar pelo menos três vezes por semana. Os melhores exercícios são aqueles que promovem a contração e o relaxamento da panturrilha, como caminhar, subir escadas e fazer alongamentos, pois estimulam a circulação sanguínea. Agora quando o problema já existe o jeito é recorrer a um dos  vários processos para retira-los. Um dos tratamentos recomendável é a escleroterapia com glicose.
      Escleroterapia com glicose- A glicose é aplicada nos vasinhos com uma agulha fina. Onde a substância que é a glicose fica grudada na parede interna da veia e obstrui a passagem do sangue. A glicose causa ardor ao ser injetada e as picadas podem deixar hematomas, mas depois de uns 15 dias você estará sem hematomas e sem os indesejáveis vasinhos.
      A glicose é encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente, é obtida pela hidrólise do amido. Tem fórmula C6H12O6 – de cadeia carbônica fechada (cíclica).
      Estrutura da glicose (µ - glicose e β - glicose)
                                                     µ -glicose               e              β- glicose  





        A diferença entre  µ  (Alfa) glicose e β ( beta) glicose, está na posição de um grupo OH em relação ao anel.

  Varizes x vasinhos
    Varizes são veias superficiais dilatadas nos membros inferiores. Elas perdem a elasticidade, distendem e fica mais longas, motivo pelo qual elas ficam mais compridas e precisam caber no mesmo espaço de antes.
Vasinhos são de tons avermelhados e são estreitas.             
         Que ótimo amigos leitores do blog poder nos livrar daqueles mapas de vasos em nossas pernas, graças a química. Porque além de serem extremamente antiestético, essas veias dilatadas ou soltas provocam dor, sensação de peso e pior, podem até causar um problema de circulação.  

Fontes:
http://boaforma.abril.com.br/beleza/corpo/diga-adeus-varizes-497496.shtml
 http://www.belocorpo.com/escleroterapia.html
 http://www.groupon.com.br/ofertas/rio/clinica-splendida/4688142
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicose
  Barbosa. A. L. 4ª Ed. Dicionário de Química editora. A.B.p 174. Ano 2009.
Canto. T. Química orgânica 3 na abordagem do cotidiano. Ed. Moderna.p. 540. 4.ª edição. Ano 2006.