terça-feira, 30 de outubro de 2012

ATIVIDADES DE BALANCEAMENTO


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Olá blogueiros de plantão... Conforme citei na última postagem dessa coluna, as matérias que serão postadas aqui servirão para ajudar os alunos a fazer as correções nos exercícios que foram aplicados nas diversas aulas ministradas por nós bolsistas.
Esta aula foi dada por mim no cursinho oferecido pela UEG – Unidade Uruaçu, e combinado que os resultados das atividades seriam postados aqui para que os alunos que estavam presentes possam fazer a correção e assim permitir que este material sirva a estes e aos demais que acessarem nosso blog, como fonte de pesquisa.
Na matéria anterior, falamos de estequiometria, mas para que seja possível resolver os exercícios desse conteúdo é necessário que sejam feitos os balanceamentos das equações presentes nos exercícios.
Então vamos começar....

BALANCEAMENTO

No balanceamento os índices das fórmulas NUNCA poderão ser mudados, já os coeficientes sim. Uma dica muito boa para se iniciar um balanceamento é seguir esses dois passos:
                                     I.            Começar com o elemento que aparecer apenas uma vez de cada lado;
                                  II.            Dar preferência para o elemento com maior índice.
Ex:
2 H2   +   O2   →  2 H2O

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ATIVIDADES DE ESTEQUIOMETRIA


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis


                   Durante uma aula aplicada aos alunos do cursinho pré-vestibular na UEG - Unidade Uruaçu, o conteúdo escolhido e trabalhado foi: Estequiometria ou cálculo estequiométrico. Como só foram disponibilizadas duas aulas não foi possível fazer a correção de todos os exercícios, sendo assim decidi postar uma breve introdução do conteúdo e em seguida todos os exercícios resolvidos para que os alunos possam fazer as correções que julgarem necessárias e com isso ter um material de auxílio para futuras consultadas durante seus estudos. 
               Então, vamos iniciar... 


INTRODUÇÃO À ESTEQUIOMETRIA

Estequiometria ou cálculo estequiométrico (do grego: stoikheion – elemento; metron – medição) é o termo usado para descrever as relações quantitativas na química. Ou seja, quando se refere a “quanto” de uma substância será consumida ou formada durante uma reação química é um problema de estequiometria.
Para relacionar a estequiometria com o nosso cotidiano podemos citar a preparação de um bolo, onde para que ocorra a reação entre os ingredientes teremos que usar as quantidades adequadas, ou seja, ao aumentarmos algum ingrediente teremos que aumentar os demais na mesma proporção.
Para resolvermos problemas com cálculos estequiométricos devemos seguir as seguintes regras:
·         Montar a equação química;
·         Fazer o balanceamento da equação;
·         Escrever as proporções em mols;
·         Montar a estequiometria com dados e descobrir o que o problema quer resolver;
·         Conferir se os dados do problema estão nas unidades corretas:
                                                            I.            Volume = L
                                                         II.            Massa = g
                                                      III.            Moléculas, átomos = mol
·         Resolver a regra de três.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A QUÍMICA DO OLHAR


Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia pessoal do Quipibid! A matéria de hoje nos apresenta informações muito interessantes e importantes sobre um órgão do nosso corpo que nos possibilita contemplar os acontecimentos da química no nosso dia a dia. A nossa visão!
            Existe uma camada que fica na parte posterior do olho denominada retina, e nela existem células fotorreceptoras ( isto é , receptoras da luz), que contêm uma substância chamada cis-retinal.
            A incidência de luz provoca a sua transformação em trans-retinal, reação que gera um impulso elétrico, que é enviado ao cérebro e lá os impulsos são interpretados, compondo as imagens que vemos.

“Perfume: a História de um assassino”


Bolsista: Mônika
            Hoje iremos comentar sobre a história desse filme. Na terça-feira do dia 23-10-2012, os alunos do 4º ano do integrado do IFG- Campus Uruaçu-GO e os alunos do 6º Período do Colégio Estadual Alfredo Nasser (escola campo em que o Subprojeto de Química III se encontra em efetivo serviço), reuniram-se no auditório do IFG- Campus Uruaçu-GO, sob a supervisão da Professora Nilma que leciona nesses dois locais, para assistirem este filme e discutirem as partes químicas nele contida, com o auxilio dos alunos de licenciatura em Química do 7º e 8º Períodos, a discussão foi fundamentada em um artigo da revista Química Nova na Escola escrito por Santos P.N. e AquinoA.S(2011), cujo tema é “Utilização do cinema em sala de aula: Aplicação da química dos perfumes no ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica.”

Curtume

Bolsista: Ana Lucia Miranda

        Olá leitores, vocês sabem qual o processo para se preparar os couros dos nossos sapatos, carteiras, bolsas entre outros? Nesta matéria vamos aprender juntos, o processo que ocorre durante a  preparação das peles de animais, então vamos lá com a matéria.


    Quando se fala curtir está dizendo que as peles de animais como: equinos, ovinos e até de crocodilos ou jacarés entre outros animais, serão submetidos a tratamentos com produtos químicos para tornarem resistentes à água e evitar o apodrecimento. O processo do curtume pode ser realizado de três maneiras: mineral, vegetal e a óleo, em algumas peles pode ser utilizado o processo misto, que é a combinação de dois dos três processos utilizados.

A cor da sua pele faz alguma diferença ?

Bolsista Eliana


        Por que amigos Quipibid que algumas pessoas pensam que são melhores  ou piores do que outros, baseadas geralmente em coisas tão descabidas como por exemplo: a cor da pele?                    
        É provado que a cor da pele depende da quantidade da melanina que o organismo é capaz de produzir. A melanina é um pigmento biológico. Quimicamente é um polímero de massa e complexidades variáveis, sintetizado nos melanócitos  (células situadas na camada basal da pele, entre a epiderme e a derme) pela oxidação progressiva do aminoácido tirosina.



       Quanto maior a quantidade de melanina produzida, mais escuro será o tom de pele e vice-versa.
      Caros leitores, da coluna da química da beleza, não faz nenhum sentido julgar o valor de uma pessoa pela quantidade de melanina e a química que envolve a cor da sua pele, principalmente depois de conhecer porque existe pele mais escura e outras mais claras.

Fontes:
Reis, M. Química 3 Meio ambiente Cidadania Tecnologia, 1ª Edição, São Paulo: FTD, 2010. P.353.
http://www.brasilescola.com/quimica/a-quimica-envolvida-na-cor-pele.htm
http://kilimanjaro.arteblog.com.br/





quarta-feira, 24 de outubro de 2012

JOGO DO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES


                                                                   bolsista: Glaucia Lima

E um jogo passeado em simulações, vai ser mostrado equações que não estão balanceadas, para o jogador colocar o balanceamento correto. E muito interessante, o jogo propõe uma maneira diferente de se aprender o conteúdo de química (balanceamento). Neste jogo as regras são simples, é preciso somente obedecer ao tempo estipulado por cada partida. Uma opção legal para aprender balancear.
Teoria do jogo
E importante lembrar que uma equação química quando representa um fenômeno químico que realmente ocorre, com formulas corretas (parte qualitativa)e coeficientes corretos (parte quantitativa), onde os átomos permaneceram praticamente intactos.
Acerta os coeficientes ou balancear uma equação química é igualar o numero total de átomos de cada elemento, no reagente e no produto da equação.  Observe a figura:  
 
 

sábado, 20 de outubro de 2012

Plutônio (Pu)

                                                                                               Bolsista:Leonice Paraguai
 
Olha pessoal! Hoje vamos conhecer algumas características do Plutônio, um “Elemento Químico” descoberto há pouco tempo. Seu nome foi dado em alusão ao planeta plutão, assim como outros metais. É inexistente em estado natural é um elemento radioativo e produzido artificialmente, mas o plutônio é obtido a partir do bombardeamento de nêutrons lentos. Porém todos os isótopos do plutônio são radioativos. O plutônio ao longo de sua descoberta vem-se destacando pelo uso em armas nucleares e na produção de energia nuclear.

 
          O plutônio tem uma coloração prateada, mas a uma mudança de cor em contato com o ar tornando assim, de prateada para o amarelo. Com elevação da temperatura, apresenta dilatação irregular e aumento da condutividade elétrica. O plutônio é um elemento muito eletropositivo, tem forte tendência a ceder elétrons a átomos de oxigênio, carbono e nitrogênio, para dar origem a óxidos, carbonetos e nitretos de estabilidade média.

domingo, 14 de outubro de 2012

NA NATUREZA, NADA SE PERDE, NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA (Antoine Lavoisier)


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Este experimento foi realizado por alguns alunos do Colégio Estadual Alfredo Nasser em uma aula prática oferecida pela supervisora do projeto PIBID, professora Nilma, com a colaboração das alunas Solange Batista de Sousa Anacleto Reis e Ana Lúcia, nas dependências do laboratório de química do IFG – Campus Uruaçu.
 A solicitação de que o experimento fosse postado aqui no nosso blog foi do aluno Geovane que cursa o 4º ano na Escola Estadual Alfredo Nasser - CEAN, que durante a execução do mesmo, indagou-nos sobre a presença do roteiro da prática no blog, para que ele e até outras pessoas pudessem realizá-lo em casa, já que os materiais e reagente são de fácil acesso e assim, entender um pouco mais de estequiometria, que é o conteúdo referente a essa prática.

sábado, 13 de outubro de 2012

IRON MAN


Bolsista: Mônika

            Hoje iremos conhecer a história do super herói bastante irreverente na área tecnológica. Homem de Ferro conta a trama de Tony Stark, o milionário herdeiro das Indústrias Stark, conhecida por fabricar os melhores armamentos militares do mundo. Ele é um gênio e também é conhecido por ser o maior playboy. E se vê vitima de sua própria criação, por isso, decide salvar o mundo das armas que ele criou, faz uma de suas maiores invenções constrói sua armadura com uma inusitada combinação de Titânio e ouro e um dispositivo radioativo que substituiu seu coração, tornando-se meio-homem meio-máquina, lutando contra o que ele mesmo havia construído.
            Neste filme é possível perceber a nossa amiga química presente em várias cenas. Um exemplo é a armadura de Tony Stark,ela é uma liga metálica de Titânio e Ouro, aliás, você sabe o que é uma liga metálica? Pois bem, esse será o nosso assunto dessa semana.

A QUÍMICA DA URINA


Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia amigos do Quipibid! A matéria de hoje trás informações muito importantes sobre a composição química presente na urina.
                                      

                         Nossa dieta alimentar inclui proteínas, que são substancias nitrogenadas, ou seja, que contêm nitrogênio como um dos elementos químicos constituintes.
                         O processamento das proteínas pelo nosso organismo fornece, como substância nitrogenada a ser excretada, a uréia. Ela constitui de 2% a 5% da urina humana. Esse é o meio que nosso organismo utiliza para eliminar resíduos nitrogenados indesejáveis produzidos a partir das proteínas.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

“NOVAS EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DO ELEMENTO 113 DA TABELA PERIÓDICA”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

      Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre cientistas japoneses que dizem ter conseguido criar elemento 113 da tabela periódica.

NOTÍCIA:
          Cientistas japoneses publicaram na quarta-feira (26 de Setembro) um estudo que traz as maiores evidências já obtidas para a existência de um átomo do elemento com o número atômico 113 – que poderia, então, ser acrescentado à tabela periódica.
          A pesquisa, publicada pela Revista da Sociedade Física do Japão, pode encerrar as buscas por este elemento. Há nove anos, os especialistas do Centro Riken Nishina tentavam encontrá-lo. Em 2004 e 2005, chegaram a detectá-lo, mas o achado não foi reconhecido pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês) nem pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), e o elemento não entrou na tabela.
        Com o novo estudo, os japoneses acreditam que superaram o problema e que o elemento finalmente será reconhecido. Todos os elementos com número atômico acima de 99 são muito pesados e instáveis. Esses elementos não existem na natureza; são criados em laboratório e têm vida curta, se transformando radioativamente em outros elementos.
     Os isótopos do elemento 113 têm vida muito curta, e sua existência é verificada pelos seus “decaimentos”, ou seja, os cientistas medem o resultado das suas transformações para concluir se ele chegou a existir ou não. Na pesquisa de 2004, foram verificados quatro decaimentos, o que não foi suficiente para o amplo reconhecimento. No atual estudo, os japoneses verificaram seis decaimentos, e acreditam ter a prova definitiva da criação do elemento.
        Caso venha o reconhecimento, o Japão poderá escolher o nome do novo elemento – que, desde 2004, é chamado provisoriamente de unúntrio. Até o momento, o país nunca teve essa honra. De qualquer modo, terão que aguardar pela análise de comissão conjunta da IUPAC e da IUPAP, o que deve levar alguns meses.
          Caros amigos e seguidores do QUIPIBID, que bom estar mais uma vez com vocês, trazendo mais informações químicas. Hoje vamos falar sobre a Tabela Periódica,que tem uma grande importância nos estudos de química. Vamos lá?

Esfoliantes

Bolsista Eliana


          Oi galerinha Quipibid! Na chegada da primavera a pele mostra uma vitalidade mais juvenil.  Nossa pele está em constante renovação, sendo que células velhas morrem e novas surgem. Ocorre que durante esse processo algumas células ficam depositadas na epiderme por algum tempo, deixando a pele opaca sem brilho e interferindo na eficácia de cremes de tratamento. Este é um excelente momento para dedicar à esfoliação. Onde existem três tipos de fórmula cosméticos de esfoliantes: os mecânicos, químicos e os biológicos.
·         Esfoliação química – é feita através de ácidos que descamam a pele, são fórmulas baseadas em alfa e beta-hidroxiácidos, como ácido glicólico e salicílico. Sendo que ambos pedem mais cautela em relação à exposição solar.
Os alfa-hidróxiácidos (AHA) são ácidos de frutos, sendo que o ácido glicólico é o mais utilizado na esfoliação e é o mais simples dos hidroxiácidos orgânicos, também conhecido como ácido hidroxiacético ou oxiacético.  De fórmula HOCH2COOH.
Beta-hidroxiácidos- é um ácido orgânico, o ácido salicílico é exemplo deste ácido, de fórmula química C7H6O3 ,o qual possui uma hidroxila e uma carboxila em sua estrutura.


·         Esfoliação mecânica- Ela age através de partículas que por abrasão retiram as células mortas da superfície da pele.  Pode ser feita em casa com grânulos e esferas de sementes moídas.
·         Esfoliações biológicas- são utilizadas enzimas proteolíticas, como bromelina e papaína. São derivados de abacaxi e mamão papaia.
Enzimas proteolíticas- são enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos doas proteínas.
       Que legal leitores do Quipibid! Agora sabemos que nossas células acumulam impurezas e a Química nos ajuda a eliminar.

Fontes:
Barbosa, A.L. Dicionário de Química, 4ª Edição, 2009. P.8,12 e 13
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_l%C3%A1ctico
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_tart%C3%A1rico
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_c%C3%ADtrico
http://www.infoescola.com/quimica/acido-salicilico/
http://www.tekatun.com/2011/05/acido-glicolico.html
http://www.belezacomatitude.com.br/2010/10/esfoliacao-quimica-x-esfoliacao-fisica.html
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/esfoliantes.htm
http://www.indafarma.com.br/noticia.php?cod=52

http://segredosdapele.com/2011/11/22/esfoliante-caseiro
http://lawallcomunic.blogspot.com.br/2012/03/como-usar-os-esfoliantes.html