quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A QUÍMICA EM FAVOR DO TEMPO E ECONOMIA!


Bolsista: Gisléia Chaves
Olá amigos do Quipibid!
            Hoje iremos destacar um instrumento usado pelas donas de casa em favor do tempo e economia na arte de cozinhar. Este instrumento irá não só facilitar o preparo dos alimentos como também reduzir o consumo de gás de cozinha devido a todo o processo químico que irá favorecer a praticidade na diminuição do tempo no cozimento dos alimentos, sendo este último, o objetivo mais procurado diante de uma sociedade onde tempo é sempre escasso.
 
Vamos conhecer agora o processo que faz da panela de pressão este instrumento tão interessante!
            Nosso principal objetivo no cozimento dos alimentos é que a água atinja o mais elevado nível de temperatura para que ocorra o processo de forma mais rápida, porém a água não excede a temperatura de 100°C, onde passará do estado líquido para o vapor e permanecerá com esta temperatura até que todo o líquido se transforme.

QUIZ SOBRE QUÍMICA


Jogos de Química                                                         Bolsista: Glaucia Lima
E um jogo muito divertido de perguntas com respostas, mostra uma revisão de química, o tema do jogo e de múltipla escolha.
Este jogo busca revisar todos os conteúdos e ensinar de uma maneira.
Teoria relacionada ao jogo
Como e um jogo de múltiplas escolhas, o tema escolhido e sobre ligações iônicas.
A reação entre o sódio e o cloro, formando o cloreto de sódio.
Para ocorre a reação átomo de sódio cede definitivamente 1 eletro ao átomo de cloro. Obtendo um íon positivo (Na*) e um íon negativo (Cl-) ambos com o octeto completo.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Fisiculturismo

Bolsista Eliana


        Oi galerinha Quipibid! Grande parte da população mundial sonha em desenvolver os músculos, principalmente os jovens, para atingir este objetivo elas malham muito, fazem exercícios com pesos, dietas e muitas vezes usam esteróides anabolizantes.
       Os esteróides anabolizantes são drogas relacionadas ao hormônio masculino conhecido como testosterona.  Sendo que todos são derivados do colesterol e transportados através da corrente sanguínea às várias células dos organismos, onde atuam regulando diversas funções biológicas. Há várias indicações médicas desses esteróides anabolizantes para diversas patologias. O problema é quando esta droga é usada sem prescrição médica para aumentar a massa muscular de pessoas, principalmente jovens do sexo masculino obcecados em terem seus músculos definidos. Embora aumente a massa muscular eles causam vários efeitos colaterais podendo causar inclusive a morte.
Fórmula da Testosterona





Em geral, esses compostos são produzidos a partir do material retirado dos testículos do boi.
É amigos leitores, agora que já conhecemos um pouco da Química dos esteróides anabolizantes o que nos resta é tomarmos muito cuidado ao desejarmos corpos bonitos, principalmente músculo, para não nos deixarmos influenciar por estes tipos de drogas.
Fontes:
http://noticias.terra.com.br/imprime/0,,OI2882742-EI1497,00.html
http://eumalhomuito.blogspot.com.br/
http://www.infoescola.com/quimica/esteroides/
Reis, M. Química 3 Meio ambiente Cidadania Tecnologia, 1ª Edição, São Paulo: FTD, 2010. P.325.


sábado, 10 de novembro de 2012

SEMELHANTE DISSOLVE SEMELHANTE


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
        
                      Água e sal - polar e polar
Água e óleo - polar e apolar
Materiais utilizados
* 16 copos de vidro
* 2 colheres de chá de açúcar
* 100 mL de óleo de soja
* 10 g de sal de cozinha
* 100 mL de acetona
* 10 g de naftalina
* 10 mL de querosene

Procedimento
Prepare 20 mL de cada solução. Misture: água e álcool; água e acetona; água e querosene; água e óleo de soja; álcool e querosene; álcool e acetona; álcool e óleo de soja; álcool e querosene; acetona e óleo de soja, acetona e querosene; óleo de soja e querosene.
Observe quais substâncias se misturam e quais não se misturam. Quando ocorrer a formação de duas camadas, coloque mais 20 mL de uma das substâncias e verifique qual delas fica na parte na superior e qual fica na parte inferior.
Disponha 3 copos em fila e coloque 20 mL de água em cada um. No primeiro, adicione um pouco de açúcar, no segundo, um pouco de sal e no terceiro, um pouco de naftalina moída. Agite as misturas durante alguns minutos e observe em casos houve dissolução.
Disponha outros 3 copos em fila e coloque 20 mL de querosene em cada um. Repetir com as misturas feitas com a água e observe.

PORQUE HÁ CHEIRO DE QUEIJO NAS AXILAS?


Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do Quipibid! Hoje, quero compartilhar com vocês informações superinteressantes sobre esse cheiro característico que está presente em nosso dia a dia. Afinal, depois de uma boa corrida todos nós já ficamos suados, não é mesmo? Pois é, são nesses momentos que o cheiro de queijo aparece.
                                   
 
Vamos conhecer agora a explicação química para esse processo.

AS AVENTURAS DE JIMMY NÊUTRON: O menino gênio Episódio: A caçada ao monstro do lago



Bolsista: Mônika Cristina
            Esta é uma série animada infantil, que conta a história de Jimmy um menino superdotado que faz diversas invenções e se diverte juntamente com seus amigos. Este episódio conta que uma simples tartaruga virou um grande monstro do lago, por ter tido contato com materiais químicos altamente tóxicos o que resultou na mutação da tartaruga. Mas, Jimmy e seus amigos descobrem que o monstro na verdade não existe o que realmente ocorreu é que o pai do Jimmy descartava todos os resíduos do laboratório dele no lago.
            O episódio que abordaremos hoje, refere-se ao descarte correto de produtos químicos.
            A forma como se guarda e manuseia produtos químicos, pede-se muito cuidado, pois, no laboratório existe uma variedade de substâncias químicas, com diferentes propriedades físicas e químicas. No laboratório exige cuidado tanto com o manuseio dos produtos quanto com a forma de descartar corretamente os produtos utilizados.

AMOXICILINA E O RISCO DE FLUOROSE DENTÁRIA


Bolsista: Karliene Ferreira
         
A amoxicilina é um antibiótico β-lactâmico do espectro moderado que se usa no tratamento de infecções bacterianas causadas por microorganismos susceptíveis, tais como infecções de garganta, nariz e ouvidos, bem como infecções da pele e dos tecidos moles.
Um estudo publicado na revista Archives of pediatric and adolescent medicine alerta sobre o perigo do consumo deste antibiótico em bebês, devido o risco de provocar fluorose dentária, uma anomalia do desenvolvimento dos dentes associada a deformações do esmalte em um estudo 579 bebês foram acompanhados desde seu nascimento até os 32 meses. Os resultados indicaram que 75% das crianças tomaram amoxicilina aos 12 meses de idade, esta porcentagem aumentou até aos 91% aos 32 meses. Também se observou que 24% dos pacientes apresentavam fluorose em ambos os incisivos centrais superiores. Investigadores consideram que tomar amoxicilina dos três aos seis meses aumenta o risco de fluorose dentária.