quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Síntese de Corante Sintético

                                                                                                   Bolsista:Leidiane Rosa
 
No nosso dia a dia estamos sempre usando algum alimento que contenha corantes seja de fonte natural, como cenoura (cor laranja) ou sintético como em balas e jujubas coloridas. Mas de onde vêm os corantes sintéticos?

Em 1856, o jovem químico inglês William Henry Perkin (1838-1907), ficou impressionado ao assistir uma palestra de Hofmann, onde ele dizia a importância de sintetizar o quinino, extraído da casca da quina que crescia nas Índias Orientais (única capaz de combater a malaria).

Gadolínio (Gd)

                                                                                                   Bolsista: Leonice Paraguai
 
Olha turma do blog! Hoje vamos conhecer mais um “Elemento Químico”. Na matéria dessa semana vou levar algumas características do Gadolínio (Gd) um elemento pouco conhecido, porém têm-se suas utilizações. O gadolínio foi descoberto em 1880 por Jean Charles Galissard de Marignac. O gadolínio em temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. Faz parte do grupo dos elementos das terras raras, é branco prateado, maleável, dúctil com brilho metálico.

O gadolínio cristaliza na forma hexagonal que é a forma alfa. Quando aquecido a 1508 K transforma-se na forma beta, que é uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado.

Ao contrário dos demais elementos terras raras, o gadolínio é relativamente estável no ar seco, porém perde o brilho rapidamente no ar úmido formando um óxido.  O gadolínio reage lentamente com a água e é solúvel em ácido diluído.

“ALGUNS DOS ELEMENTOS TERRAS-RARAS”

                                               

domingo, 2 de dezembro de 2012

É... O INCRÍVEL HULK



Bolsista: Mônika Cristina
            O filme conta a história de Bruce Banner, um cientista que é enganado pelo exército americano, que testa sua experiência em si mesmo e acaba sendo irradiado por raios gama que o transformam em uma brutal fera verde e incontrolável ao ficar nervoso. Ele lutará com o soldado Emil Blonsky que também sofreu mutação e se transformou numa maquina de matar.
            Bom, essa é mais uma sensacional história da Marvel Studios, onde o grande herói  passa por grandes transformações em seu corpo. Você pode estar perguntando, mas o que a química tem a ver com isso? Tudo amiguinhos, e é o que vamos descobrir hoje!
            Através deste filme podemos conhecer um pouco sobre a radioatividade, visto que nosso herói sofreu uma irradiação gama. Então o que venha a ser essa radiação?