terça-feira, 9 de julho de 2013

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DOS ALUNOS DO IFG E DO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO NASSER

Bolsista Gisléia Chaves

Estes vídeos fazem parte de uma pesquisa cientifica do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da bolsista Gisléia Chaves, sob a orientação da Profª. M. Sc. Nilma S. Izarias. O trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Alfredo Nasser e no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás - Campus Uruaçu, objetivando discutir se a produção audiovisual no ensino de Química pode ser uma metodologia alternativa para a motivação dos alunos na aprendizagem das habilidades dessa disciplina. Como resultado, divulgamos alguns vídeos e podemos apontar que esta investigação, evidenciou excelentes resultados, pois é uma metodologia de ensino aprendizagem que concilia várias outras para a sua execução, como a pesquisa bibliográfica, o estudo dirigido, a discussão em grupo, a experimentação científica e a verbalização do conhecimento.

Amerício (Am)

Bolsista: Leonice Paraguai

Olha turma do blog! Vamos conhecer algumas características do Elemento Químico Amerício (Am). O elemento químico amerício recebeu este nome em homenagem ao Continente Americano. Esse elemento é radioativo, pertence ao grupo III da tabela periódica. Obtido por bombardeio de plutônio com partículas aceleradas.   Todos os isótopos são radioativos. A temperatura ambiente, o amerício encontra-se no estado sólido.
O metal amerício recém obtido tem o aspecto branco prateado, mais prateado do que o plutônio ou netúnio, perdendo o brilho lentamente em presença do ar seco, na temperatura ambiente.  A emissão alfa (α) do Am-241 é aproximadamente três vezes maior que a do elemento químico Rádio (Ra). O Am-241 também apresenta intensa emissão de raios gama (γ).

sábado, 6 de julho de 2013

PERIGO NOS CELULARES

Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia pessoal do Quipibid! A matéria de hoje apresenta informações muito importantes sobre um aparelho que está constantemente nas mãos de quase todas as pessoas. Este aparelho, embora seja pequeno, possui diversas utilidades e nós já não conseguimos ficar sem ele. Eu me refiro ao tão conhecido aparelho denominado celular e que está presente em nosso dia a dia.



            A química está presente em todas as partes dos celulares, porém, nós iremos falar especificamente sobre as baterias, que é uma peça fundamental para o bom funcionamento dos mesmos.
            Cada vez mais, os aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, como pilhas e baterias, se fazem mais presentes em nossas vidas. O avanço tecnológico trouxe um aumento nos riscos, pois junto com esses produtos magnetizados estão os metais pesados, que são: mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel, que fazem parte da composição de muitos aparelhos modernos.