segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Faz Bem ou Faz Mal. Óleos ou Gorduras

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
Olá seguidores do quipibid, hoje vamos continuar falando de lipídios. Como vimos na matéria anterior o colesterol é um lipídio de extrema importância para o nosso corpo, mas se consumido de maneira exagerada pode provocar doenças graves. Devido a isso é bom sabermos bem a diferença entre gorduras e óleos, e quais são mais saudáveis.
                 
                                           
Os óleos e gorduras são glicerídeos e podem ser de origem animal ou vegetal. Os glicerídeos são triésteres formados a partir de três moléculas de ácidos graxos superiores iguais ou diferentes e uma molécula de triálcool glicerina (propanotriol).
·     Os óleos são derivados de ácidos graxos insaturados, são líquidos à temperatura ambiente.
· As gorduras são derivadas de ácidos graxos saturados, são sólidos em temperatura ambiente.

Disprósio (Dy)

Bolsista: Leonice Paraguai

Olha galerinha do blog! Na matéria de hoje vamos conhecer as características de outro elemento químico, o Disprósio (Dy). Muitos de vocês não devem conhecê-lo, pois ele não é muito citado, mas vamos ao que interessa, vamos nutrir nossos neurônios com conhecimento científico!
O disprósio é metal que foi descoberto no ano de 1886 pelo cientista francês Boisbaldran, porém só foi isolado no ano de 1950 pela Speeding& Associados, com o desenvolvimento de técnicas metalográficas através de redução e troca iônica. O seu nome disprósio é originado da palavra grega dyprositos, que significa difícil de chegar.
O disprósio é um metal pouco reativo e apresenta estabilidade em contato com oxigênio e em temperatura ambiente, no entanto, é extremamente reativo quando aquecido, reagindo vigorosamente com o ar. É atacado lentamente por ácidos diluídos ou concentrados formando sais, liberando hidrogênio e energia até a completa dissolução do metal.

domingo, 20 de outubro de 2013

53º Congresso Brasileiro de Quimica

Caros leitores do blog Quipibid,nos dias 14 a 18 de Outubro sete bolsistas foram participar e apresentar trabalho na cidade do Rio de Janeiro.
O trabalho intitulado "Festa do Helio" trata de um teatro que busca esclarecer as reações químicas que acontece  entre os elementos da tabela periódica onde os 10 bolsistas do projeto PIBID elaboraram o texto e contou com a participação de alguns alunos   da licenciatura no dia da apresentação  no Instituto Federal de Goias Campus Uruaçu no dia do químico 18 de junho,nos rendeu esta participação no 53º Congresso Brasileiro de Quimica.