segunda-feira, 25 de novembro de 2013

COMO SE DETERMINA A IDADE DE UM FÓSSIL

Bolsista: Roniel Francisco

Olá pessoal do QUIPIBID, nessa semana, na coluna de atualidades, vamos falar um pouco sobre uma matéria do portal G1, exibida dia 15/11/13, que relata o surgimento do cachorro doméstico na Europa, há pelo menos 19 mil anos atrás. Mas como identificar aproximadamente a idade dos fósseis encontrados?


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Jogos de Química

Bolsista: Glaucia Lima
O Jogo vivendo com química

Olá pessoal!
        A dica desta semana é para a confecção de um jogo ligado ao nosso cotidiano. Trata-se de um jogo de tabuleiro criado a partir de atividades realizadas no dia-a-dia, envolvendo vários processos de separação de misturas. O jogo tem como objetivo proporcionar ao aluno motivação para compreender, com maior facilidade, o conteúdo proposto (separação de misturas).

Criação do jogo:

É composto por um tabuleiro com figuras de métodos de separação presentes no cotidiano dos alunos e de pontos de interrogação para sinalizar as perguntas, conforme pode ser visto na figura 1.


      Para brincar basta confeccionar 60 cartas com perguntas relacionadas ao cotidiano dos alunos que estejam ligados ao conteúdo. Sugestão de perguntas:
1-      Os materiais encontrados na natureza são em geral misturados, logo, para separá-las são utilizados critérios como: densidade, ponto de solidificação, fusão e ebulição.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Diet ou Light: Qual a diferença?

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
 
Atualmente as pessoas possuem uma grande preocupação com a alimentação saudável, estão sempre buscando uma dieta balanceada que além de ser essencial á saúde auxiliar na forma física, e também proporciona uma melhor qualidade de vida.
Mas na busca de um corpo perfeito e saudável, acabam colocando a saúde em risco. Há alimentos comumente encontrados nas prateleiras do supermercado que podem fazer com que erros sejam freqüentes na alimentação, são os famosos alimentos diet e light. Estes podem ser grandes aliados de uma alimentação saudável, desde que ingeridos com orientação correta, do contrário podem acarretar problemas de saúde graves.

Vamos então conhecer um pouco sobre os alimentos diet e light, que antes de comprá-los é importante ler os rótulos.

PRECIOSIDADE DO DIAMANTE

  Bolsista: Roniel Francisco
Olá seguidores do QUIPIDID, hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma matéria do portal G1, que foi exibida dia 03/10/13 no jornal hoje, e fala sobre um diamante rosa de 60 quilates (12 gramas), que será leiloado. Ele é considerado um dos tesouros naturais mais importantes do mundo. A previsão é que o diamante seja arrematado por 60 milhões de dólares, se tornando o diamante mais caro do mundo a ser leiloado.


 Reportagem:

A casa de leilão Sotheby's apresentou em Genebra, um diamante rosa excepcional avaliado em US$ 60 milhões que será leiloado em novembro. O "Pink Star" (estrela rosa), de 59,60 quilates, é o diamante mais caro que será apresentado em leilão, segundo a Sotheby's.
O mineral, que foi extraído em 1999 na África do Sul pelo grupo De Beers, foi talhado e apresentado em público em 2003. A primeira venda aconteceu em 2007 a um preço não revelado. O leilão está programado para 13 de novembro.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que usar? Acetona ou removedor?

Bolsista: Eliana Carvalho


       Olá queridos amigos leitores da Química da Beleza!
Hoje nossa curiosidade é saber qual composto agride menos a unha quando precisamos retirar o esmalte. E para isto há dois compostos orgânicos que tem esta função: os ésteres e as cetonas.
Ésteres orgânicos são compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo alquila (R) ou arila (Ar). Sua composição é a seguinte:
CHCOOCHfórmula condensada   Fórmula de linha   

DESCANSANDO COM A QUÍMICA

Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia amigos do Quipibid!
Devido à correria do nosso cotidiano, sentimos necessidade de uma boa noite de sono ao final de cada dia. Pois bem, a matéria de hoje nos apresenta informações sobre a composição química do colchão e do lençol, afinal de contas, através deles somos abraçados pela química todas as noites.

            Uma boa noite de descanso está mais agregada com a química do que pode imaginar a maioria dos usuários de colchões e de lençóis. A química está presente em cada elemento de conforto do nosso quarto. Mas, hoje vamos conhecer a composição química somente de dois.

ARRHENIUS E A CONDUTIBILIDADE GALVÂNICA

Bolsista: Walmira Gomes

       Olá colegas do QUIPIBID! Nossa matéria é sobre a tese de doutorado de Arrhenius, cujo título foi, “Pesquisa sobre condutibilidade galvânica”, que não obteve sucesso na época.
       Svante August Arrhenius nasceu no ano de 1859, na Suécia. Em 1876, ingressou na Universidade de Uppsala. Tornou-se famoso por sua Teoria da Dissociação Iônica, tema da sua tese de doutorado, defendida em 1884.
       Arrhenius começou em 1881 a realizar inúmeras experiências relacionadas à passagem de corrente elétrica através de soluções aquosas e, em 17 de maio de 1883, baseado nos resultados observados, ele chegou à teoria mencionada, na qual formulou a hipótese de que a condutividade elétrica estava relacionada à presença de íons nas soluções.
                                                  Fotografia de Arrhenius

       Ao defender sua tese, com o título de Pesquisas sobre condutividade galvânica, que na realidade era uma teoria nova, houve uma discussão com os examinadores, que durou por quatro horas. Isso era de se esperar, afinal de contas suas idéias sobre a existência de íons iam contra o modelo atômico aceito na época, que era o de Dalton, que falava em partículas neutras e indivisíveis. Os examinadores decidiram conceder-lhe o título de doutor, porém, não em virtude da aprovação de sua tese, pois ela recebeu a nota mínima apenas para não ser recusada, mas sim porque ele era um bom aluno, com ótimas notas.