quinta-feira, 29 de maio de 2014

Biomateriais


Bolsista: Fernando Silveira


                                                                            Figura 01:Pele artificial

            Os biomaterias vêm se desenvolvendo cada dia mais. Hoje é possível substituir tecidos do corpo com esses materiais. Isso vem sendo foco de estudos de muitos cientistas, que tem o intuito de melhorar esses materiais e os tornar acessíveis a população em geral. Assim podemos definir os biomaterias comoqualquer substancia ou combinação de substância, sintética ou natural, que possa ser usada por um período de tempo, completa ou parcialmente como parte de um sistema que trate, aumente ou substitua qualquer tecido, órgão ou função do corpo” (Azevedo, 2007). Um exemplo de biomaterial é a pele sintética apresentada na Figura 01.
           

Processos industriais – “A química presente na produção industrial de salsicha


Olá galerinha do blog, seguindo nossos estudos a respeito de processos industriais, veremos um pouco do processo industrial da salsicha e qual o papel da química neste processo.
A salsicha que conhecemos hoje, presente na alimentação de milhares de pessoas, tem cerca de 500 anos de idade. Quanto ao local de origem existe uma divergência podendo ser na Alemanha ou na Áustria, mas de qualquer maneira, assim como a mortadela, a salsicha era um alimento extremamente caro e por isso mais apreciado em festividades e grandes comemorações.
A composição da salsicha é: carnes e miúdos comestíveis (estômago, coração, língua, rins, miolos, fígado), tendões, pele e gorduras, de diferentes espécies de animais de açougue, carnes mecanicamente separadas. O seu preparo é feito a partir de uma emulsão que consiste em misturar ingredientes hidrossolúveis (que podem se dissolver em água) e ingredientes lipossolúveis (que podem se dissolver em gordura) em um cutter (máquina processadora de alimentos), de preferência a vácuo e baixa temperatura.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Bolsista: Wanderley Almeida


            O TDAH é um transtorno bastante frequente. Tem sido observado em cerca de 7% das crianças, e em torno de 4% dos adultos. Muitas pessoas diagnosticadas com o Déficit de Atenção ou comportamento que sugerem o Déficit culpam a si mesmo por tal conduta. Os médicos tem provado que pessoas com o Déficit de Atenção são com frequência inteligente e altamente criativa.
            Por exemplo, muitos acreditam que Albert Einstein e Thomas Edison provavelmente tinham Déficit de Atenção. Autoridades médicas agora acreditam que o Déficit, não é uma desordem psicológica. Tais pessoas têm uma necessidade maior por alguns nutrientes no organismo, nutrientes estes que apenas seu médico é capaz de informar. São nutrientes que reconhecidamente ajudam a aumentar a função cerebral e a concentração.
Isoladamente ou associado a outros distúrbios (o que é mais regra que exceção) é um fator altamente predisponente para fracasso nos estudos e consequentemente o abandono escolar, dificuldades no relacionamento e maior propensão à acidentes , desempenho profissional abaixo das reais capacidades da pessoa, além de aumentar  a predisposição para diversos outros transtornos psiquiátricos.
(Sérgio Bourbon Cabral)

Memória Iônica

Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos


Olá pessoal, a dica desta semana é o jogo Memória Iônica. O objetivo do jogo é abordar as ligações iônicas.Para confecção do jogo você necessita de quatro cartazes (pode ser papel cartaz, cartão, cartolina ou EVA), cada um com doze quadrados totalizando 48 cartas, sendo doze delas diferentes entre si e cada uma tendo quatro cópias do jogo,divida as doze em seis cátions e seis ânions. 
Como jogar:

Divida a sala em 6 grupos, os alunos tem que juntar as cartas em pares, buscando formar as ligações iônica, para isto necessita tirar do jogo uma carta cátion e outra ânion com o mesmo valor numérico de sinais opostos. Ganha o jogo aquela equipe que no término do jogo conseguir formar o maior número de compostos iônicos, assim como se mostra na figura 01.


Figura 01: Imagem do Jogo “Memória Iônica”

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Paracetamol

Bolsistas: Jeisa Tainara Schaefer Salgado&

Tatiane dos Santos Ferreira



No dia a dia dos brasileiros, o paracetamol é muito usado para aliviar dores em geral. As primeiras utilizações deste medicamento datam do século passado, mais precisamente em 1956, na Inglaterra. Essa droga surgiu a partir de resultados de pesquisas destinadas a substitutos para acetanilida. A partir desta data seu uso foi se disseminando pelo restante do mundo.
            É um analgésico que possui em sua composição química basicamente:
                                     




                                               Figura 1: Molécula do parecetamol
                                                          Fonte: Brasil escola

O anime

Bolsista: Ricardo Paraguai
Olá leitores do blog QuiPibid!
Hoje estou aqui para trazer-lhes uma matéria que junta o útil ao agradável.
Quem nunca viu uma cena de um filme, anime ou série que em algum momento algo sobre a área da química foi utilizado? Bem, isso é mais constante do que você pode imaginar, diversas vezes isso acontece, e hoje falaremos de um tema que eu particularmente gosto muito que é a “Alquimia”, constantemente mencionada no anime “FullmetalAlchemistBrotherhood”.
A história começa em uma cidade do interior chamada Rizenbool, onde vivem os irmãos, Edward Elric e Alphonse Elric. Ambos tentam reviver a sua mãe morta usando uma técnica proibida que ele acharam em um dos livros que o pai deles havia deixado na casa. Os dois irmãos, então quebram o tabu da Alquimia: a Transmutação Humana. Entretanto, os irmãos conseguem apenas trazer o corpo de sua mãe sem a alma, por isso, são levados até a Porta da Alquimia, onde o preço do corpo da mãe é cobrado.

Se(Selênio)

Bolsista: Edlane Lucia


Olá queridos seguidores do QUIPIBID!
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as características e aplicações do Elemento Químico Selênio (Se).
                                            
                                                         Fonte: Google imagem

Descoberto pelo cientista Sueco Jons Jacob Barzelius, no ano de 1817, esse elemento por ser um ametal, é mau condutor de eletricidade quando se encontra em ambiente escuro, no entanto, sua condutibilidade é maior quando iluminado. Esta propriedade garante sua utilização em dispositivos fotocondutores, tais como: aparelhos ópticos, fotocopiadoras, celulares e outros.

Dicas para vestibulandos

Bolsista: Maria Aparecida Gonçalves Leite


Bem vindos!
Aproveitem agora os vestibulares do 2º semestre, pois são considerados mais fáceis e de menor concorrência.
Aqui vão algumas dicas:
Procure sentar-se em ambiente tranquilo e ventilado;
Faça um planejamento,priorizando matérias que tenham maior dificuldade, mas estude uma matéria por vez,sempre usando intervalos entre uma e outra; Beba bastante liquido durante os estudos;
Estude no máximo 8 horas por dia,sempre com auxilio do dicionário.
Ao final de cada dia, faça uma revisão;
Esteja atento aos jornais, noticiários, fatos importantes ocorridos no Brasil e no mundo, atualidades podem ser temas de redação.
Procure dormir bem,com uma alimentação sem exagero.
Pratique um esporte ou atividade física para relaxar e manter o corpo bem disposto.
A partir daí, bons estudos!


sexta-feira, 23 de maio de 2014

A química da tatuagem

Bolsista: Patricia Montenegro

Oi seguidores do Quipibid! Hoje vamos falar sobre a tatuagem definitiva sob o ponto de vista químico, pois as cores presentes nas tatuagens são derivadas de alguns produtos químicos. Os elementos químicos da tabela periódica da Família B são chamados de elementos de transição e a partir desses elementos que surgiram às cores para as tatuagens. Esses elementos possuem a propriedade de obter compostos coloridos (pigmentos), possuem um alto ponto de ebulição e fusão e podem formar ligas entre si. E são utilizados na fabricação de vidros coloridos e para dar cor as tatuagens.
As tatuagens permanentes são feitas com o auxilio de um aparelho que tem uma agulha descartável, onde é colocado os pigmentos para inserir sob as células da pele e a agulha é introduzida e os pigmentos ficam retidos na pele como mostra a Figura 1.

Figura 1.Titto(ator) exibe a tatuagem que fez na panturrilha: 
a formula química da adrenalina (Foto: Caldeirão/TV Globo)

Alguns pigmentos mais populares com suas cores específicas:

Pigmentos                                                         Cor 
Sais de cádmio        .......................................................     Amarelo ou vermelho
Sais de ferro            .........................................................   Castanho, rosa e amarelo
Óxido de Titânio     .........................................................     Branco
Sulfeto de Mercúrio ........................................................     Preto
Carbono (carvão)     .......................................................     Preto
Sais de crômio         .......................................................     Verde
Sais de cobalto     ...........................................................     Azul


Referências:

ALVES, Líria. Tatuagens sob o ponto de vista químico. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/quimica/tatuagens-sob-ponto-vista-quimico.htm>acessado em: 20-05-2014


Tabela Periódica.  Disponível em: <http://elementosquimicos.info/mos/view/Tabela_Peri%C3%B3dica/>
acessado em: 21-05-2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lâmpadas: como a luz é emitida

Bolsista: Roniel Francisco

Olá pessoal do QUIPIBID!Hoje vamos falar um pouco sobre um item do nosso dia a dia, que para a grande maioria seria indispensável no cotidiano, uma vez que, elas iluminam casas, ruas, praças, estações e aeroportos: a lâmpada. Além disso, servem como atrativos em muitos estabelecimentos comerciais, pois chamam a atenção dos clientes em belos letreiros luminosos.
As primeiras lâmpadas começaram a serem comercializadas por volta de 1880, pela indústria de Thomas Alva Edison, nos Estados Unidos. Eram lâmpadas incandescentes, formadas por um bulbo de vidro fechado a vácuo.Na lâmpada de Edison, o filamento era de algodão carbonizado e durava aproximadamente 40 horas, mas hoje, o material que se usa é o tungstênio, um elemento que tem ponto de fusão mais alto do que outros metais, ou seja, necessita de uma temperatura muito elevada para passar ao estado líquido. As lâmpadas de hoje possuem rendimento de 1000 horas e são compostas por gases inertes, diferentes das lâmpadas iniciais.
                 

                                      Figura 1: esquema da composição da lâmpada incandescente.

DOSAGEM DE GLICOSE–diabetes

Bolsistas: Jane Souza Silva e Luzia Morais dos Santos


Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre a glicose, um carboidrato, conhecido popularmente como açúcar. Ele é extraído dos alimentos que consumimos e uma das principais substâncias necessárias ao nosso corpo. O açúcar é transportado pelo sangue e distribuído a todos os órgãos e células do corpo, onde étransformado em energia. Mas para que essa energia? Precisamos de energia para VIVER, tomar nossas decisões, amar, comer, andar, trabalhar...
A glicose é classificadacomo monossacarídeo, pois não sofre hidrólise. Os carboidratos com terminaçãooses são classificados como aldose ou como cetoses; no caso da glicose, ela é uma aldose, pois, conforme mostra a sua estrutura química abaixo, além dos grupos poliálcoois, ela possui um grupo aldeído em sua fórmula.
                                              
 Figura 1 – estrutura da glicose

domingo, 18 de maio de 2014

Entrevista com o professor Alessandro Barbosa

Bolsista: Wanderley Almeida

O professor Alessandro Barbosa, diplomado na 1° turma de formandos do curso de Licenciatura Plena em Química IFG-Campus Uruaçu, professor do ensino médio do CEAN (Colégio Estadual Alfredo Nascer). Atuando ainda como professor supervisor do PIBID (programa institucional de bolsas de iniciação á docência), também no CEAN.


Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores nas relações de ensino aprendizagem no ensino médio?

- Tem-se observado que uma das principais dificuldades enfrentadas tem sido a falta de interesse dos alunos. Isso faz com que os professores fiquem de certo modo desanimados, já que é muito complicado buscar a atenção de quem se mostra indiferente às metodologias desenvolvidas em aula.

O que a escola tem feito ou proposto para mudar está realidade?

- O grupo gestor, na figura dos coordenadores, tem se mostrado solícitos às dificuldades enfrentadas pelos professores. Eles têm promovido momentos de diálogo para esclarecer a importância de se estudar. Isso é desenvolvido dentro do projeto Jovem de Futuro, do qual o colégio é adepto.

Em relação a disciplina de QUÍMICA especificamente. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos de maneira geral?

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Atividades da identificação dos átomos


Bolsistas: Loys e Andressa

1.    Quais são os números de prótons (Z), de massa (A), de nêutrons (N) e de elétrons (E) de um átomo de potássio (3919K) em seu estado normal?

Resposta:
O número de prótons Z=19, e o número de massa, A=39, já estão indicados na representação (3919K). O número de nêutrons é feito pela subtração do número de massa pelo número de prótons indicado na fórmula N = A - Z.
Portanto ficará N = 39 – 19 N = 20. O número de elétrons corresponde ao número de prótons, portanto E = Z, ou seja, E = 19, pois o átomo em seu estado normal significa átomo neutro, onde o número de elétrons deve ser igual ao número de prótons.

2.    Quais os números Z, A, N e E de um cátion de potássio (K+), com carga elétrica +1?
Resposta:
No cátion potássio (K+), os números de prótons (Z = 19), de massa (A = 39) e de nêutrons (N = 20) são iguais ao do próprio átomo de potássio, pois esses números referem – se ao núcleo do átomo. A eletrosfera, porém, perdeu um elétron, no instante em que o átomo neutro de potássio (K0) se transformou em um cátion de potássio (K+).
Temos então E = 18, pois o cátion está perdendo um elétron.

Por que choramos quando cortamos cebolas?


Bolsista: Darlyane Ribeiro

 
As cebolas têm origem do centro da Ásia, e foram cultivados em vários lugares do mundo, os egípcios usavam em grande escala, em alimentos, medicamentos e até na mumificação associada a mitologias e superstições.
São plantas herbáceas, raízes fasciculadas (em forma de cabeleira), tem um alto teor de água, não tem um valor significante em vitaminas, mas seus benefícios para saúde são inúmeros, na figura 01 é a imagem da cebola roxa.
 

Figura 01: Imagem da cebola roxa


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Jogo dos Elementos 1


Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos


Olá pessoal, a dica desta semana é um jogo muito interessante. O objetivo do jogo é adivinhar qual é o Elemento Químico relacionado com cada pergunta dada pelo Software Educacional. O jogo está disponível no site, Objetos Educacionais. Para acessar o site e ao jogo basta ir em: objetoseducacionais2.mec.gov.br, clicar em ensino médio, depois clicar em Química, ir em Softwares Educacionais, e logo em seguida clicar na opção Jogo Dos Elementos 1 e fazer o Download e se divertir. O site traz vários Jogos e simulações interessantes e contendo vários assuntos, explore o site, pois, você encontrará vários jogos interessantes ampliando ainda mais seus conhecimentos.
Como jogar:
Assim que estiver pronto o download, abrirá uma página, com tutorial e jogar, para mais informações clique em tutorial. Quando iniciar o jogo aparecerá uma tela conforme a Fig. 01. O objetivo do jogo é você adivinhar qual é a “coisa” em que estou a pensar. Para tal faz a menor número possível de perguntas. Cada 5 jogadas fazem um jogo com top ten. Cada erro dá uma penalização de 2 pontos. Cada pergunta feita dá penalização de 1 ponto. Cada acerto a coisa ganhas 10,8 ou 5 pontos dependendo do nível.
  
                                        Figura 01: Imagem do Jogo dos Elementos 1.