terça-feira, 29 de julho de 2014

FABRICAÇÃO DE SABÕES

Bolsista: Walmira Gomes
Olá turma do Quipibid!
Vocês devem saber que os sabões são produzidos através de reações de saponificação, a partir de óleos e gorduras. Então como é possível o próprio sabão retirar sujeiras, quando se lava uma vasilha gordurosa? Para entendermos a esta e outras curiosidades, vamos conhecer um pouco da história dos sabões.
A fabricação de sabão é considerada uma das práticas mais antigas da civilização, segundo Feltre, a técnica da saponificação já era realizada antes de Cristo pelos romanos e fenícios, através do aquecimento de gordura de cabra com cinzas vegetais, contendo Na2CO3 (carbonato de sódio) e K2CO3(carbonato de potássio). Contudo, a indústria de sabão se fortaleceu somente no século XIX, após grandes períodos de experiências práticas e estudos teóricos, pois os primeiros processos exigiam muita paciência. A fabricação do sabão acontecia com a mistura de cinza vegetal e gordura animal, e o processo era esperar que eles se reagissem entre si por um longo período.
O sabão surgiu progressivamente de misturas de materiais alcalinos e matérias graxas (com alto teor de gordura), somente mais tarde foi descoberto que se tratava de uma reação química de saponificação. A revolução na produção de sabões ocorreu por volta do ano de 1823, quando o químico francês Michel EugéneChevreul (1742-1889)figura 1, esclareceu a composição química das gorduras naturais, formulando as bases teóricas das reações químicas envolvidas na produção de sabão.
Figura 1: Imagem de Michel EugéneChevreul

O perigo de se misturar produtos de limpeza

Bolsista: Roniel Francisco
Olá seguidores do blog Quipibid! Hoje vamos falar sobre um assunto que é essencial em nosso dia a dia, os produtos de limpeza.Sem eles ficaria difícil manter nossas casas, roupas e vários utensílios limpos e perfumados. O problema, é que a busca por uma melhor eficiência na limpeza, faz com que diferentes tipos de produtos sejam misturados, podendo se tornar perigoso, uma vez que, dependendo da reação química ocorrida, poderá ocorrer o desprendimento de gases tóxicos, trazendo assim, sérios riscos à saúde da pessoa.

Figura 1: Produtos de limpeza
           

A química na poluição

Bolsista: Luzia Morais dos Santos
Olá amigos seguidores do blog quipibid, tudo bem com vocês!
Nestas férias continuamos com as postagens de novas matérias para que nosso conhecimento e aprendizagem não adormeçam. Hoje discutiremos como a química está presente na poluição da atmosfera.
Quando o assunto é poluição, muito se tem para discutir e entender como esse processo acontece, a poluição seja ela qual for tem suas consequências muitas vezes desastrosas. Nas grandes cidades, devido ao grande número de indústrias, esse tipo de poluição é diária, essas poluições provocam vários tipos de doenças, a mais comum entre elas são as respiratórias.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

PRATO DO DIA - QUÍMICA

Bolsista: Jane Souza Silva

Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre aditivos alimentares... Basta uma rápida refeição e centenas de aditivos químicos são ingeridos.
Aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado aos alimentos intencionalmente, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais do alimento (Veloso, 2009 apud ALBUQUERQUE).

Figura 1Alimentos coloridos: como eles adquirem este aspecto?

terça-feira, 8 de julho de 2014

X-Men Primeira Classe

                                                                                                                      Bolsista:Ricardo Paraguai
Olá leitores do nosso amado blog Quipibid,mais uma vez venho trazendo a vocês a oportunidade de fazer relações entre a química e a sétima arte.Hoje trago uma referencia citada no filme "X-Men Primeira Classe",como o filme que precede o aqui citado acaba de ser lançado,achei interessante trazê-lo a vocês.
Snope:
 figura 1:imagens do google

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Transformações Químicas e Físicas

Bolsistas: ANDRESSA GUIMARÃES ABADIA e
LOYS LAYNNE RODRIGUES SOUSA


Olá pessoal, hoje vamos aprender a diferenciar uma transformação física de uma transformação química. Podemos notar que essas transformações estão presente em nosso dia a dia, o que vai tornar mais fácil a nossa compreensão.

Transformação Química: É toda transformação que muda a composição da matéria, ou seja, essa matéria gera uma nova substância com propriedades diferentes da inicial. Lembre da queima do carvão, quando o queimamos não podemos recuperar o carvão inicial.
 Ex: Digestão dos alimentos, enferrujamento de uma calha, queimar açúcar para fazer caramelo, acender um fósforo... A figura 1 contém mais exemplos de fenômenos químicos.

Transformação Física: É toda transformação que não altera a natureza da matéria, ou seja, as substâncias continuam as mesmas. Por exemplo, quando rasgamos o papel diminuímos apenas seu tamanho, não sofrendo alteração na sua composição, ele continua sendo papel. Seria uma transformação química se fossemos queimá-lo, pois estaria transformando papel em cinzas, ou seja, foi mudada sua constituição.
 Ex: Fusão do gelo, sublimação da naftalina, queda da neve, evaporação da água... Podemos observar mais alguns exemplos de fenômenos físicos na figura 1.

                                 Figura 1: Tabela de Fenômenos Físicos e Químicos

Química e o Meio Ambiente

Bolsista: Luzia Morais dos Santos

Olá amigos seguidores do Quipibid!Hoje começaremos a divulgar matérias que envolvem assuntos relacionados à Química e o Meio Ambiente. Nesta coluna discutiremos quais as consequências ocasionadas pela má utilização de produtos químicos e descarte de vasilhames de forma incorreta, além da poluição do ar, do solo e da água.
Você sabia que os crimes ambientais são amparados por lei?
O art. 54 da Lei nº 9.605/98 seção III diz:

 “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.”

Pimenta

Bolsista: DARLYANE APARECIDA DA COSTA RIBEIRO


O sabor da pimenta é atraente para muitas pessoas no mundo todo, é utilizada desde muitos mil anos atrás. Ela é o segundo condimento mais utilizado em todo mundo, o primeiro é o sal de cozinha. A pimenta mais conhecida no Brasil é a dedo de moça.
A ardência de uma pimenta é dada em Scoville (SHU), que depende da sensibilidade individual aos componentes da pimenta. As pimentas com mais ardência tem em torno de 300.000 à 450.000 Scoville. Sendo que uma unidade de scoville é dada da seguinte maneira: O volume de água necessário para diluir uma preparação da pimenta, até o ponto que sua ardência não seja percebida.
Principal substância que envolve a ardência da pimenta é a capsaicina como mostra figura 01. Lembrado que neste caso estamos falando das diversas pimentas, Capsicum ( C. anuum, C. baccatum, C. chinense e C. frutescens). Menos a pimenta do reino a (Piper nigrum), que tem substâncias diferentes, como a piperina mostrada na figura 02, que é a substância responsável pela ardência da pimenta do reino, e esta ardência é menor que nas demais pimentas, Etc.

                                         Figura 01: Estrutura molecular da capsaicina, presente em
                                               diversas pimentas, menos na pimenta do reino.

Dominó dos elementos Químicos

Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos



Olá pessoal, a dica desta semana é o jogo de dominó. O objetivo do jogo é abordar os elementos químicos da tabela periódica, memorizando os símbolos, nomes e massas e números atômicos de cada respectivo elemento. Para confecção do jogo você necessita de uma cartolina (pode ser papel cartaz, cartão, cartolina ou EVA), cada uma contendo 28 retângulos.
Cada retângulo será dividido ao meio, tendo assim dois elementos químicos em cada retângulo. Assim como se mostra na figura 01.

Figura 01: Imagem dos retângulos, do jogo dominó químico.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Nanotecnologia uma revolução química

Bolsista: FERNANDO SILVEIRA DE JESUS




A nanotecnologia é uma forma de se referir a uma forma de estudar a manipulação da matéria em uma escala atômica e molecular. Esta tecnologia tem uma harmonia com ciência, tendo como estudo principal as propriedades especiais dos materiais nanométricos, possibilitando assim a criação de novos materiais a partir da reorganização dos átomos e moléculas.
O nome foi citado pela primeira vez em 1959 pelo físico Richard Feynman e definido pela Universidade Cientifica de Tóquio, no ano de 1974, mas só começou a ser testada em laboratório no ano de 2000.
Essa nanotecnologia pode ser aplicada em diversas áreas e tem com objetivo a otimização o efeito dos remédios, agindo diretamente somente onde são necessários dentro do corpo, diminuindo assim a toxidade das drogas e os efeitos colaterais. Abrindo uma possibilidade de combater o câncer agindo somente sobre as células atacadas.

Produção de Vanilina

Bolsistas: GLAUCIA LIMA DE OLIVEIRA e
 GESSICA KAROLINE DE SOUZA REIS


Olá pessoal nesta semana iremos falar sobre a produção de vanilina, suas propriedades e aplicações. Este composto é conhecido comercialmente como aroma de baunilha e trata-se de um aditivo alimentar.

A produção natural da vanilina ocorre através da colheita e maturação de vargens da orquídea, e encontrada de maneira natural como a gluco-vanilina, depois do processo de maturação a gluco-vanilina e hidrolisada enzimáticamente em glucose e vanilina é o que mostra a figura a seguir.

                                                           Figura 1- esquema ilustrativo da hidrolise enzimática de
                                                                           gluco-vanilina em glucose e vanilina

Torre de líquidos

Bolsista: Marielle Toledo Silva




Figura: torre de liquidos. Fonte: http:blogatomico.wordpress.com


Que tal empilhar líquidos sem que se misturem formando diferentes fases? Aqui você descobrirá que isso é possível e porque acontece.
Materiais:
4 béquer para mistura da substância com o corante (pode ser usado copos)
1 Proveta (ou qualquer outro recipiente que possa ser visualizado as fases.)
Glucose de milho
Água
Óleo
Álcool Etílico
Querosene
Corantes nas cores: azul, amarelo, verde, vermelho.
Comprimido efervescente
Procedimento
Colocar um pouco de glucose de milho, em seguida a água, óleo, álcool, querosene, todos devem ser misturados com os corantes para dar um feito de cores mais interessante.
Os líquidos devem ser colocados na ordem indicada e pela lateral, para que não comecem a se misturar.
Se quiser fazer um pouco de bagunça coloque o comprimido efervescente, este fara que as substâncias fervam como se fosse os caldeirões de bruxa vistos na televisão.

Dicas do Enem

Bolsista: Maria Aparecida



Olá, amigos do blog. Trago hoje dicas para que os vestibulandos e os estudantes em geral possam aperfeiçoar seus estudos para o Enem.
No primeiro dia de prova serão aplicadas questões que englobam conteúdos de ciências da natureza e ciências humanas. Dentre eles, química, física e biologia.
No segundo e último dia, serão as provas de conteúdos de linguagens, códigos, matemática e redação.


                                           imagens do www.google.com.br

terça-feira, 1 de julho de 2014

AS FORÇAS INTEROLECULARES

Bolsista: Walmira Gomes

Vocês sabem porque alguns insetos podem andar sobre a água ou como se formam as bolhas de sabão? É necessário entender o que mantém as moléculas coesas, porque elas não se separam, e o que as mantêm unidas. A resposta está no tipo de interação que existe entre elas ou as forças que se estabelecem entre as suas moléculas. A tais forças deram o nome de forças intermoleculares ou forças de van der Waals.
Quando falamos de interações intermoleculares, vem a nossa mente a maneira que as moléculas estão se unindo. Bom, a interação entre elas só é possível devido às forças de atração que existem.Quanto maior a força de atração, maior será a coesão entre as moléculas. Isso irá se refletir em muitas propriedades como, por exemplo, um maior ponto de fusão e ebulição. Essas forças de atração intermoleculares começaram a ser desvendadas em 1873, por Johannes Diderik van der Waals (figura 1).


Lâmpadas fluorescentes e os efeitos tóxicos

Bolsista: Roniel Francisco dos Santos
Olá pessoal do blog!Prosseguindo com nossos estudos sobre as lâmpadas, hoje iremos falar a respeito da lâmpada fluorescente e a sua toxicidade. As lâmpadas que contém mercúrio são as fluorescentes, tubulares e compactas, representadas na figura 1.


Figura 1: lâmpadas fluorescentes

O DOPING E A ATIVIDADE FÍSICA

Bolsista: Jane Souza Silva

Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre o uso de substâncias, ou compostos, potencialmente perigosos para a saúde do atleta capazes de aumentar seu desempenho, chamado entre os esportistas de DOPING.Observe a figura 1, ela ilustra o poder dessas substâncias sobre o atleta.


Figura 1 – Uso de substâncias perigosas

Mas se essas substâncias são perigosas e consideradas como drogas pela equipe médica dos esportistas, porque são usadas comumente? Alguns atletas tem a necessidade de vencer a todo custo, primeiro por vontade própria, em segundo lugar pela cobrança da sociedade, da família e de sua equipe técnica e em terceiro, devido a razões econômicas.Uma vez vencendo, certamente a mídia irá divulgar e ele ganhará ascensão social.

DICLOFENACO

Bolsistas:Tatiane dos Santos
Jeisa Tainara
 Olá seguidores, estamos aqui para trazer para vocês mais uma matéria sobre medicamentos. 
Hoje vamos saber um pouco mais sobre o diclofenaco, um dos fármacos mais vendido da classe dos AINEs (antiinflamatórios não-esteróides) que possuem propriedades analgésica, antitérmica, antiinflamatória e antitrombótica.
O diclofenaco foi planejado para suprir a falta de alguns princípios ativos de outros fármacos do grupo AINEs. Existem três tipos de diclofenaco, onde a principal diferença entre eles é a velocidade de sua absorção no organismo. O diclofenaco sódico tem uma ação lenta comparado com o diclofenaco potássico, que é absorvido mais rapidamente pelo corpo. Isso pelo fato deste ser mais solúvel em água, tendo uma rápida ação sobre as inflamações.E por último, o diclofenacocolestiramina que também é absorvido rapidamente pelo organismo, por isso atinge uma menor concentração no sangue e, consequentemente um maior tempo de ação do que os demais.