segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Metais Pesados

Bolsista Luzia M. dos Santos

Olá amigos do blog, hoje vamos falar dos elementos químicos metálicos, especificamente dos metais pesados.
Mas afinal o que é um metal pesado?
O termo metal pesado é utilizado para os metais que possuem densidade superior a 5,0 g/cm3 (sólido e líquido) e g/l(gás).Os metais são ótimos condutores de eletricidade e calor. Possuem um brilho metálico característico, são maleáveis e dúcteis, com tendência a formar cátions.
   Alguns metais estão presentes nas pilhas e baterias de celulares. A energia química das pilhas e baterias gera energia elétrica para o funcionamento dos produtos eletrônicos. Alguns dos elementos que compõem pilhas e baterias são: mercúrio, cádmio, cobre, chumbo, zinco, níquel, manganês e lítio.      A energia química da pilha que é convertida em energia elétrica resulta do processo de redução-oxidação. Atualmente há vários tamanhos e modelos de pilhas e baterias disponíveis para o consumo, podendo ser definidas em primária (Figura 1) e secundárias.    A pilha secundária ou bateria (acumulador) é recarregável e são utilizadas nos celulares e computadores portáteis (Figura 2).

FUNÇÕES E BENEFÍCIOS DO ÁCIDO LINOLÉICO

Bolsista: Jane Souza Silva

Olá seguidores do Quipibid!Um dos assuntos mais polêmicos dos últimos tempos são a obesidade e os problemas que ela pode trazer à saúde do ser humano, portanto resolvi falar para vocês um pouco sobre o ácido linolênico conjugado e sua influência no metabolismo... Vocês já devem ter visto que ele é conhecido na mídia como óleo de cártamo, figura 1. 

Mg(Magnésio)

Bolsista: Edlane Lucia

Olá amigos do QuiPIBID! Voltei com mais informações sobre elementos químicos, desta vez o elemento escolhido foi o magnésio.
Em 1618, o fazendeiro Henry Wicker descobriu um local em sua fazenda onde havia um buraco cheio de água.Como naquele ano a seca estava castigando a cidade de Epsom, Surrey, na Grã-Bretanha, Henry percebeu que seu gado não bebia daquela água, mesmo com a falta dela. Descobriram que a água em questão era amarga e que continha várias propriedades medicinais, com o poder de cura de ferimentos externos e também interno. Por causa disso a cidade de Epsom ficou conhecida como a cidade do sal de Epsom (MgSO4, 10H2O).
O magnésio não ocorre de forma pura na natureza, apresenta-se com forma de cristais brancos e sempre está em combinação com outros elementos tais como namagnesita (MgCO3, carbonato de magnésio) e na dolomita (carbonato duplo de cálcio  e magnésio, MgCa(CO3)2). Encontra-se na forma iônica, em grande quantidade, na água do mar.

VITAMINA B

Jeisa Tainara e Tatiane dos Santos


Olá seguidores, hoje vamos falar das vitaminas pertencentes ao complexo B. Como vimos anteriormente, as vitaminas são de grande importância para nosso organismo.O complexo B é um grupo que contém todas as vitaminas B (B1,B2,B3,B5, B6, B9, B12), com propriedade hidrossolúvel, ou seja, são solúveis em água. Quando absorvidas pelo organismo são transportadas até os tecidos que as utilizam. Algumas dessas vitaminas são armazenadas no organismo até certo limite, porém a maioria é eliminada quando ingeridas em excesso.
Na tabela 1 estão descritos os nomes químicos e as consequências das deficiências de todas as vitaminas do complexo B(TYMOCZKO, BERG e STRYER, 2011).

Vitamina
Consequências da deficiência
Tiamina (B1)
Beribéri (perda de peso, problemas cardíacos, disfunção neurológica)
Riboflavina (B2)
Queilose e estomatite angular (lesões da boca), dermatite.
Ácido nicotínico (Niacina) (B3)
Pelagra (dermatite, depressão, diarreia)
Ácido pantotênico (B5)
Hipertensão
Piridoxina (B6)
Depressão, confusão, convulsões.
Biotina (B7)
Erupção ao redor das sobrancelhas, dor muscular, fadiga (rara)
Ácido fólico (B9)
Anemia, defeitos do tudo neural durante o desenvolvimento.
B12
Anemia, anemia perniciosa, acidose metilmalônica

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

COMO SE DETERMINA A IDADE DE UM FÓSSIL

Bolsista: Roniel Francisco

Olá pessoal do QUIPIBID, nessa semana, na coluna de atualidades, vamos falar um pouco sobre uma matéria do portal G1, exibida dia 15/11/13, que relata o surgimento do cachorro doméstico na Europa, há pelo menos 19 mil anos atrás. Mas como identificar aproximadamente a idade dos fósseis encontrados?


LAVOISIER E A QUÍMICA MODERNA

Bolsista: Walmira Gomes



Olá galerinha do blog!
Vocês devem conhecer a famosa frase, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”,que se originou da Lei da Conservação da Massa ou da Lei de Lavoisier. Então vamos falar de um grande cientista que revolucionou a história da química, com suas inúmeras contribuições.
O químico francês, Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794), figura 1,nasceu em Paris no dia 26 de agosto, filho do advogado Jean-Antoine Lavoisier e de Emilie Punctis, que veio a falecer quando ele tinha cinco anos. Lavoisier estudou em ótimas escolas e formou-se em direito, mas interessou-se cedo pela ciência, em particular pela química. Isso contribuiu para o título de fundador da Química Moderna (FIGUEIRAS, 2007).
Em 1765, aos 22 anos, Lavoisier recebeu uma medalha de ouro da Academia das Ciências por seu projeto de iluminar as ruas de Paris, após vários testes com combustíveis e lanternas, usando sua experiência com azeite de oliva. Logo em seguida, recebeu outros prêmios por apresentar um trabalho sobre o gesso e sua hidratação, e também pela colaboração que prestou ao atlas mineralógico da França. 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Leite

Bolsista: Darlyane Ribeiro


É necessário que tenhamos uma boa alimentação, que seja saudável e adequada. Dentre os alimentos o leite se destaca, uma vez que ele contém uma grande quantidade de cálcio, elemento necessário para a prevenção da osteoporose e câncer de cólon. Na infância e adolescência é necessário ingerir cálcio, pois o crescimento dos ossos depende exatamente da quantidade de cálcio que ingerimos. Neste período, faz a acumulação máxima da massa óssea, e até aos vinte anos de idade essa massa óssea é conservada. Após certa idade tanto homens como mulheres começam a perdê-lo, tornando os ossos frágeis.

Figura 1: Leite de vaca

Produção Industrial do Vinagre

Bolsistas: Gessica e Glaucia
Olá galerinha do blog, seguindo nossos estudos a respeito de processos industriais, veremos um pouco do processo industrial do vinagre.
Produto conhecido há muito tempo, o vinagre tem as suas primeiras referências por volta de 8000 anos A.C.Sendo que nessa época, era considerado um condimento de bastante valor, devido às propriedades benéficas ao organismo humano e a sua importância na alimentação. Também foi bastante utilizado como bebida refrescante, diluído na água e também como medicamento. Foi recomendado, também, para tratar de disfunções respiratórias, feridas e úlceras, devido às suas propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias.
Nos dias atuais, o vinagrecontinua a ser considerado um condimento,tido como o produto exclusivo da fermentação acética do vinho e tem como principal finalidade atribuir gosto, aroma e tornar os alimentos mais digestivos principalmente os fibrosos, que são amaciados para que cheguem em melhores condições de serem tratados pelo suco digestivo.

LIGAÇÃO METALICA

Bolsistas: Andressa G. e Loys L.

Tudo bem galerinha do Quipibid??!!!

Hoje iremos aprender um pouco de ligação metálica. Como sabemos os metais são ótimos condutores de eletricidade e calor. Muitos são maleáveis e dúcteis. Essas propriedades estão relacionadas à ligação metálica.

Nos metais, os átomos estão presos uns aos outros porque, quando dois átomos metálicos estão próximos entre si os elétrons do nível de valência ficam simultaneamente sujeitos às forças de atração dos dois núcleos, podendo, assim, movimentar-se facilmente de um átomo para outro. Como conseqüência disso forma-se um “mar” de elétrons que se move com facilidade de um lado para o outro, esses sãodenominados elétrons livres ou elétrons móveis, e são responsáveis pela formação da ligação e consequentemente pelas propriedades dos compostos metálicos como condutividade elétrica e térmica.

Esses elétrons são denominados livres porque tendem a se movimentar acompanhando o movimento dos átomos no metal. É por esse motivo que um metal não quebra quando cai no chão ou sofre um impacto.

Para a fixação do que acabamos de aprender façam as questões abaixo.

Q1. (UFRGS-RS) Um grupo que apresenta somente materiais considerados bons condutores de eletricidade, quando no estado solido, pode ser composto de:
a) madeira, plástico e zinco
b) sal de cozinha, vidro e papel
c) ferro, latão e bronze
d) alumínio, grafite e borracha natural
e) isopor, couro e prata

Q2. (Ufla-MG) O alumínio e o cobre são largamente empregados na produção de fios e cabos elétricos. A condutividade elétrica é uma propriedade comum dos metais. Esse fenômeno deve-se:
a) à presença de impurezas de ametais que fazem a transferência de elétrons.
b) ao fato de os elétrons nos metais estarem fracamente atraídos pelo núcleo.
c) alta afinidade eletrônica nesses elementos.
d) à alta energia de ionização nos metais.
e) ao tamanho reduzido dos núcleos dos metais.

Q3 (UFRS-RS) O metal presente nas ligas de latão,é bronze e
a) Ferro
b) Zinco
c) Estanho
d) Cobre
e) Alumínio

RESPOSTAS:
Q1. “c”;

Q2. “b”;

Q3. “d” A liga de latão é formada por 67% de cobre e 33% de zinco é uma liga metálica em que se misturam os metais cobre (Cu-90%) e estanho ( Sn-10%). Portanto o metal que está presente nessas duas ligas é o cobre.

Referencias:
USBERGO, João.  Química, volume único. 8ed.- São Paulo: Saraiva, 2010.

COSTA, Maria Claudia de Oliveira. Química, 3ª série: ensino médio, livro 2 (revisional). – Belo Horizonte: Editora Educacional, 2011

SuperTrunfo Químico

Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos


Olá pessoal, a dica desta semana é o jogoTrunfo. O objetivo do jogo é conhecer profundamente e várias características dos elementos químicos da tabela periódica, memorizando os símbolos, nomes, massas e números atômicos de cada respectivo elemento. Para confecção do jogo você necessita de uma cartolina (pode ser papel cartaz, cartão, cartolina ou EVA), régua, tesoura e canetas. O jogo pode conter quantas cartas que a turma achar melhor. Porem o jogo se torna mais interessante quando de há varias cartas, por exemplo, contendo 112 cartas cada uma com um elemento diferente da tabela periódica.  Veja o exemplo da imagem 01.

                                    Figura 01: Imagem da carta no processo de criação do jogo.

Jogo: A química dentro de um bolo

Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos
Olá pessoal, a dica desta semana é um jogo muito interessante! O objetivo do jogo é saber fazer os balanceamentos de cada substância pelo Software Educacional. O jogo está disponível no site - Objetos Educacionais. Para acessar o site e ao jogo basta ir em: objetoseducacionais2.mec.gov.br, clicar em ensino médio, depois clicar em Química, ir em Animações/simulações, e logo em seguida clicar na opção e fazer o Download e se divertir.
Como jogar:

Assim que estiver pronto o download, abrirá uma página, A química dentro de um bolo, assim como mostra na figura 01:

           
Figura 01: Imagem da simulação A química dentro de um bolo

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Alimentos da beleza

Bolsista:Patricia Montenegro

Olá seguidores do blog Quipibid, na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre alguns alimentos que contribuem para nossa beleza sobre o ponto de vista químico. Nem sempre paramos para pensar nos grandes benefícios que os alimentos são capazes de nos proporcionar, pois o segredo para ficar cada dia mais bonito (a) não está apenas nos cosméticos e creme. Todos os alimentos têm uma propriedadee traz grandes benefícios para todas as áreas do nosso corpo, vejam alguns:

Cenoura: Contém o betacaroteno (C40H56) que também é encontrado nos alimentos de coloração laranja, e a vitamina A, ambas, evitam queda do cabelo e colabora para aumentar a elasticidade da pele. 
Morango: E rico em vitamina C, que fortalece os cabelos, que crescem sedosos e firmes e contém vitamina A, C, B6 e niacina, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio.
Agrião: Um vegetal saudável que modera a produção de queratina no cabelo e evita a caspa. E é uma ótima fonte de vitaminas A e C.

Se a vida te der limões faça uma pilha!

Bolsista:Marielle Toledo Silva


Que tal aprenderfazer uma pilha bem legal,utilizando apenas limões, fios de cobre e parafusos é só seguir os passos abaixo:

Pilha de limão
  Figura1: Imagem de  um sistema para montagem da pilha de limão


Materiais:
·             2 limões;
·             Faca pequena;
·            2 parafusos galvanizados de aproximadamente 4cm de comprimento ou placa de zinco;
·        3 pedaços de fio de cobre com extremidades desencapadas (dois do mesmo tamanho e um deles menor do que os demais);
·        2 placas de cobre com um furo em cada uma delas ou fios rígidos e grossos de cobre (utilizados em instalações elétricas residenciais);
·         Relógio digital (ou multímetro, ou calculadora).


Bolsista: Wanderley Almeida Pinheiro


Olá! Moçada, chega ao final nossa serie de entrevistas á profissionais de diferentes áreas sobre a relação da formação profissional e o conhecimento em química.
Para finalizar esta etapa vamos entrevistar o técnico do laboratório de química do Instituto Federal de Goiás-Câmpus Uruaçu (IFG-Uruaçu), Sr. Antônio Iremar.
Antônio Iremar cursou o curso Técnico em Química pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e formou-se ainda no curso superior em Tecnologia da mineração nesta mesma instituição (UEG).

Figura 01: Imagem do Sr. Antônio Iremar

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bolsista: Maria Aparecida

             Olá seguidores do blog QuiPibid!
Seguimos com os assuntos mais recorrentes no Enem na prova de 2012. Desta vez vou resolver uma questão sobre estequiometria, assunto mais abordado naquele ano, conforme podem comprovar olhando o gráfico abaixo.

           




A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas a qual determina que todos os átomos que estiverem presentes no inicio de uma reação química também estarão no final, sem alteração das massas. A questão 70 exige certo conhecimento em estequiometria, vejamos como resolvê-la.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

VITAMINAS: Vitamina C (Ácido ascórbico)

Jeisa Schaefer e Tatiane Santos
Olá seguidores do blog, hoje falaremos sobre a vitamina C.
Essa substância possui uma grande importância na vida das pessoas, pois possui propriedades antioxidantes e é eficaz no combate à ação danosa de radicais livres. Por pertencer a um grupo de substâncias hidrossolúveis, a vitamina C não se armazena no corpo humano sendo necessário, portanto, seu consumo diário. A falta desta vitamina no organismo pode causar uma doença conhecida como escorbuto.


Cu(Cobre)

Bolsista: Edlane Lucia

Olá amigos do QuiPIBID! Estou de volta para falar sobre o Elemento Químico Cobre (Cu).


O cobre é um dos elementos mais antigos que se conhece.Acredita-se que este minério tenha mais de 7 mil anos e que tenha sido mencionado nas escrituras bíblicas do antigo testamento, onde o Tubalcaim, filho de Lameque e Zila é chamado de mestre de toda obra do cobre e do ferro (Gn 4:22).Descoberto ainda pelos antigos povos da idade da pedra, esse metal possibilitou o avanço dessa era para a idade do bronze, onde passou a ser muito utilizado. Como a maioria dos elementos expostos na tabela é de origem latina, o cobre por sua vez é chamado de cuprum, derivado do termo cyprium que representa a ilha de Chipre, cidade da qual foi considerada a principal fonte desse minério.

Seikon No Qwaser

Ricardo Paraguai

Olá leitores, estou aqui novamente para trazer a vocês uma nova matéria, dessa vez não falaremos de um filme, mas sim de um anime.Anteriormente mencionei o anime Fullmetal Alchemist, hoje trago a vocês um anime não tão conhecido, mas que mesmo assim, não perde sua importância, falaremos de Seikon No Qwaser (figura 1).


QUEIMADAS

Bolsista: Luzia Morais Dos Santos.
Olá amigos seguidores do blog, tudo bem com vocês?
Hoje iremos abordar um assunto que neste período de seca ocorrem com maior frequência, estamos falando das queimadas, que na maioria das vezes ocorrem de maneira criminosa, causando a extinção da fauna e da flora; assoreamento dos rios e o empobrecimento do solo, entre outros danos.
Existem dois tipos de queimada: a queimada agrícola aquela em que o agricultor escolhe o local onde será feita e a queimada florestal, que pode ser caracterizada por negligência, intencional ou por causas naturais.

A presença dos gases no nosso dia a dia

Bolsista: Roniel Francisco

Olá pessoal do quipibid, hoje vamos falar sobre um assunto do nosso cotidiano; eles estão por toda parte, não podem ser vistos, mas, podemos sentir sua presença e fazer diversas experiências com eles.Vamos conhecer um pouco e discutir algumas curiosidades dos gases,respondendo algumas perguntas como: por que calibrar os pneus? Por qual motivo não se pode colocar fogo nas embalagens de spray?
Um gás é composto por átomos e moléculas e suas partículas estão distantes umas das outras, havendo interação entre elas somente quando colidem entre si. A teoria do gás ideal é um modelo, usado para exemplificar, de maneira generalizada, o comportamento dos gases a partir da observação de uma série de experimentos e resultados. A lei dos gases ideais mostra a relação entre pressão, volume e temperatura. Sua fórmula geral é: PV=nRT, onde n é o número de mols e R é a constante dos gases (0,082 atm.L/mol. K). A relação pressão e volume (PxV) é chamada de transformação isotérmica, aquelas que ocorrem à temperatura constante. São grandezas inversamente proporcionais, ou seja, com o aumento da pressão, consequentemente haverá uma diminuição do volume e vice-versa. Um exemplo comum  é a seringa, se aumentarmos a pressão com uma força externa, o volume diminuirá. Isso pode ser ilustrado na figura 1.


Figura 1. Relação (PxV). Fonte:http://www.brasilescola.com/quimica/transformacao-isotermica-ou-lei-boyle.htm